Bruna Marquezine recebe críticas por sua fantasia de enfermeira

Isabela Barros Por Isabela Barros
4 min de leitura

Bruna Marquezine virou a assunto ao se fantasiar como enfermeira sensual para uma festa de Halloween. A foto foi publicada nas redes socias da atriz nesta terça-feira (02) e, em pouco tempo, se tornou assunto na web, o que resultou na nota de repudio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) sobre o assunto.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Kim-Kardashian-e-Pete-Davidson-jantam-juntos-e-aumentam-suspeitas-de-affair

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/A-Fazenda-13-Erasmo-Solange-e-Rico-formam-a-setima-roca-do-reality

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Maite-Proenca-fala-pela-primeira-vez-sobre-seu-relacionamento-com-Adriana-Calcanhoto

Veja a nota do Coren na integra:

“Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem.

A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio.

Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião.

O tema já foi alvo de intervenções do Coren-SP por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual. Deparamos-nos nas recentes celebrações de Halloween com a atriz @brunamarquezine Bruna Marquezine fantasiada do que a mídia chamou de “enfermeira sexy”. Também com postagem de influenciadoras como Cátia Damasceno, que fez uma enquete para que os seguidores escolhessem sobre a fantasia de mulher gata ou “enfermeira bem sexy; e Thais Massa que se fantasiou como tal.

Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma.

“É inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em Carnavais, festas de Halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião. Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito”,  trecho da nota do Coren-SP.

Após o Conselho Regional de Enfermagem se manifestar, Bruna Marquezine divulgou um comunicado.

“A todas as profissionais de enfermagem friso aqui meu total respeito à categoria. Eu as vejo como heroínas. Jamais seria minha intenção causar qualquer desvalorização à classe na escolha de uma fantasia de Halloween.


Bruna Marquezine fantasiada de “enfermeira sexy” (Foto: Reprodução/Instagram)


Essa luta também é legítima e eu pessoalmente batalho pra que mulheres tenham liberdade e respeito em todos os ambientes e em todas suas escolhas profissionais e pessoais. Lamento não ter tido o conhecimento sobre esse tema antes, mas que essa discussão sirva verdadeiramente como oportunidade de aprendizado e transformação.

Como artista e consequentemente pessoa pública tenho total conhecimento sobre o meu alcance e poder de influência, no entanto convido os órgãos competentes, a uma reflexão profunda, e não pessoal, sobre como a indústria pornográfica, o machismo estrutural e a cultura do estupro são o verdadeiro cerne da sexualização e erotização das mulheres em qualquer uma das profissões”.

Foto destaque: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile