No último sábado (18) encerrou-se a longa estadia da turnê “Music of the Spheres” da banda Coldplay na cidade de São Paulo. Foram seis shows realizados no Estádio do Morumbi, com um público estimado de 70 mil pessoas em cada um deles. Uma das maiores marcas registradas do grupo é a tradicional distribuição de pulseiras de LED a platéia: as mesmas ascendem e piscam de acordo com as músicas, formando um espetáculo de sintonia de luzes a parte. No Brasil não foi diferente, tendo como resultado cenários inacreditáveis projetados dentro do Morumbi.
Show do Coldplay no Rock in Rio, em 2022. Reprodução/Instagram
A questão é que os acessórios devem ser devolvidos no fim do show, uma vez que são reutilizáveis. Contando com a falta de ética de alguns, a banda decidiu então divulgar a porcentagem de devolução tida em cada cidade passada, sendo os números da América Latina: 94% em Buenos Aires, 86% em Santiago e 85% em Bogotá. São Paulo ficou com o último lugar, atingindo um total de menos de 80% em pulseiras retornadas.
Tendo em vista este cenário, o vocalista do Coldplay, Chris Martin, não deixou de fazer um apelo durante sua participação no “Vênus Podcast”: “Essas pulseiras mudaram nossas vidas, porque elas permitiram que a gente se conecte com o público, de modo que todos façam parte do show”. O cantor ainda acrescentou: “Foi onde a gente gastou a maior parte do nosso dinheiro, mas valeu a pena porque com elas o concerto fica uma coisa diferente: você não está olhando a banda, você está observando a multidão. E as pessoas devem devolvê-las porque elas são muito caras”.
Chris Martin durante sua participação no Vênus Podcast. Reprodução/Twitter
O grupo, que planta uma árvore a cada ingresso de show que é vendido, é conhecido também por suas ações sustentáveis, sendo o uso das pulseiras uma delas: são fabricadas a partir de materiais totalmente compostáveis a base de plantas, sendo carregadas pelo próprio público, quando pulam sob uma pista de dança que gera energia para as mesmas funcionarem. Além disso, emissão de carbono reduzida e energia retornável também são algumas das medidas tomadas durante a turnê “Music of the Spheres”.
Foto destaque: O cantor Chris Martin. Reprodução/Getty Images