Com a relação instável e desgastada, a família real não pretende conversar amigavelmente com o Príncipe Harry na coroação de seu pai, Charles III, no dia 6 de maio. Segundo o Daily Mail, jornal britânico, o filho caçula terá que lidar com um clima tenso depois de ter confirmado sua presença no evento.
Nesta quarta-feira (12), o duque de Sussex confirmou a sua presença na coroação após um longo período de incertezas, e mais tenso depois do documentário lançado por Harry e sua esposa, Meghan Markle, no final do ano passado, e a biografia do príncipe lançada no começo de 2023. De acordo com fontes do jornal, o príncipe irá sozinho para a cerimônia, já que Meghan ficará nos Estados Unidos com os filhos do casal, Archie, que fará 4 anos no dia da coroação, e Lilibeth, de 1 ano.
Harry, Meghan e os filhos. (Reprodução/Alexi Lubomirski)
A família real não apresenta interesse em falar com Harry além dos cumprimentos mais básicos. Segundo o Daily Mail, as únicas exceções seriam as suas primas, as princesas Beatrice e Eugenie, com quem ele manteve uma relação de amizade. Além disso, a publicação também revela que a principal tensão será com William, um dos principais focos da autobiografia do caçula. O mais velho não pretende conversar com o seu irmão, mas, por mais improvável que seja, talvez ocorra um gesto de simpatia em respeito ao seu pai.
A sua participação no evento, provavelmente, será limitada. Não é esperado que ele participe de caminhadas ao lado dos membros da família ou que apareça na famosa sacada do palácio de Buckingham, mas sim só a parte que ocorrerá na Abadia de Westminster.
Antes da confirmação, relatos apontam que o caçula queria que o pai e o irmão se desculpassem com ele. Em produções recentes sobre a sua vida, o príncipe destaca que se sente injustiçado pela família, principalmente pela falta de esforço da realeza em proteger Meghan Markle de ataques da imprensa britânica.
O duque e a duquesa de Sussex decidiram renunciar aos seus cargos reais em janeiro de 2020. Desde então, eles vivem na Califórnia, Estados Unidos, com seus filhos.
Foto destaque: Harry, Charles III e William. (Reprodução/Reuters)