Daniel Alves paga R$ 800 mil a Justiça Espanhola para redução de pena

Lorrane Pimenta Por Lorrane Pimenta
3 min de leitura

No início de agosto, a defesa de Daniel Alves pagou R$800 mil (150 mil euros) para a Justiça Espanhola como indenização para reparar dano causado. Caso o jogador seja condenado pelo crime de abuso sexual pelo qual é investigado, esse valor será destinado a vítima e o brasileiro poderá ter a pena máxima reduzida pela metade.

Redução de pena

No Artigo 66 do Código Penal do país, é previsto que “quando houver apenas uma circunstância atenuante, a pena aplicada será a metade inferior da que define a lei para o delito”, assim, como Daniel responde por violência sexual, sendo a pena máxima de doze anos na Espanha, o jogador poderá cumprir apenas seis anos. Se for considerado pela justiça outros agravantes, o brasileiro poderá pegar uma pena maior

O depósito foi feito pela representante do brasileiro, Miraida Puente, a quantia é prevista no Código Penal da Espanha e ficará guardada para pagar uma possível indenização à vítima, caso a condenação aconteça.

A mulher que denunciou o jogador, afirmou não estar interessada em nenhum tipo de indenização, e deseja apenas a prisão do jogador, entretanto, ela é obrigada a aceitar a transação financeira devido ao Artigo 21 do Código Penal do país. Caso Daniel seja absolvido do crime, a quantia será devolvida.


Jogador Daniel Alves. (Foto: reprodução/UmDoisEsportes)


Relembre o caso

No dia 20 de janeiro deste ano, o jogador Daniel Alves foi detido na Espanha após ser acusado por abuso sexual. Uma mulher, de 23 anos de idade, declarou ter sido estuprada e agredida sexualmente pelo brasileiro em um banheiro na casa noturna Sutton, em Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022.

A Justiça espanhola negou todos os pedidos de soltura impetrados pela defesa de Daniel Alves, alegando risco de fuga. Desde que foi detido, o jogador deu diversos depoimentos, mas cada versão teria sido diferente da apresentada anteriormente e com muitas contradições, após algum tempo, em um desses depoimentos, Daniel admitiu ter tido relação sexual com a vítima, mas ressaltou que foi com o consentimento da mulher, fato que foi negado pela acusação.

A Justiça da Espanha somente acusou Daniel Alves formalmente pelo crime de agressão sexual em agosto, o julgamento deverá acontecer no final deste ano e o jogador segue preso, sem direito a fiança.

Foto destaque: Daniel Alves. Reprodução/DiariodoNordeste

Deixe um comentário

Deixe um comentário