Deputado federal processa Felipe Neto por postagem sobre “avô nazista”

Will Henrique Por Will Henrique
4 min de leitura

Felipe Neto, um dos mais famosos youtubers do Brasil, com mais de 45 milhões de inscritos no canal e mais de 33 milhões de seguidores somados no Instagram e no Twitter, que já se envolveu em polêmicas com o ex-presidente Jair Bolsonaro e seguidores da direita no Brasil, como o jogador Neymar, agora está sendo processado pelo deputado federal bolsonarista Paulo Bilynskyj (PL-SP).

O deputado exigiu R$ 40 mil de indenização por danos morais ocasionados por uma postagem em que o youtuber realizou em seu Twitter associando um discurso do parlamentar na Câmara dos Deputados com o nazismo, praticado pelo avô do político.

O ocorrido

O post foi feito em maio de 2023 em que o youtuber declara: “Deputado bolsonarista enaltece, com todas as palavras, o próprio avô NAZISTA que lutou no exército de Hitler. Em seguida, chama os integrantes do governo atual de comunistas. Ou seja… o que ele quer para o Brasil?“, disse o influencer.

Em nota oficial publicada nas redes sociais do deputado, sua equipe afirmou: “O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL/SP) repudia veementemente as acusações inverídicas que estão sendo realizadas sobre seu pronunciamento na Câmara dos Deputados ao qual estima a luta de seus antepassados contra o regime comunista soviético.


Deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL – SP). (Foto: Reprodução/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados).


Em seguida, na mesma nota, a equipe defende o avô do político e nega ligação dele ao nazismo: “Fica claro que não existe nenhuma vinculação entre a luta travada pelo avô do deputado e o nazismo, sendo claro que a existência da Divisão Ucraniana era desconhecida por Hitler, e que o comitê de crimes de guerra de Nuremberg atestou que não houve a participação de nenhum membro da Divisão em atividades do regime nazista“, finaliza.

Ainda na mesma época, Felipe reforçou seu comentário e disse que aguardaria processo do deputado. “Repito: seu avô era nazista, o exército que ele integrou era nazista e você enaltece nazistas. Por favor, me processe, será ótimo PROVAR o histórico nazista de sua família na justiça“.

Antes do ocorrido

Paulo Bilynskyj, deputado federal do Partido Liberal, recordou e homenageou, em maio deste ano, a participação do seu avô, Bohdan Bilynskyj, na tribuna da Câmara dos Deputados, como combatente da Waffen-SS (SS Armada) na Segunda Guerra Mundial, exército particular do ditador alemão Adolf Hitler.

Dez anos antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial, o comandante militar Heinrich Himmler passou a chefiar a Waffen-SS como um exército independente das Forças Alemãs, exército esse que foi peça-chave no Holocausto, iniciando sua trajetória como vigias em campos de concentração e mais tarde como braço direito armado de Adolf Hitler.

O deputado começou falando na câmara sobre o significado da sua camisa, e que era uma homenagem ao Dia Internacional da Vyshyvanka, ou Dia do Bordado, peça típica ucraniana que é exaltada como um símbolo na guerra contra a Rússia.

 

Foto destaque: Youtuber Felipe Neto. Reprodução/Instagram/@felipeneto.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile