Duo americano alega que DJ Alok não creditou o trabalho deles

Deyse Almeida Por Deyse Almeida
5 min de leitura

O duo americano formado por Sean e Kevin Brauer, alega que trabalharam em 14 faixas lançadas por Alok e não receberam nenhum crédito ou pagamento pelas produções. Incluindo a faixa recentemente lançada com parceria com Juliette e Luis Fonsi, ‘Un Ratito’. Conhecidos pelo nome “Sevenn”, os irmãos descreveram a relação de trabalho com Alok como um “relacionamento comercialmente abusivo e unilateral“. De acordo com a revista Billboard, só de lucro das faixas na plataforma Spotify, o duo deveria receber 263 mil dólares, e com vendas globais e royalties o valor total deveria chegar em torno de 1,3 milhão de dólares. Desde dezembro de 2019 apenas Kevin está ativo sob o nome de Sevenn. 

Os irmãos Sean e Kevin foram criados no Rio de Janeiro, na comunidade religiosa “Meninos de Deus”. De acordo com entrevista dada à revista Eles trabalhavam como “produtores fantasmas” nessas faixas . Além dos créditos sobre as músicas, os irmãos dizem que eles deram início ao deep-house Brazilian Bass e não ao DJ Alok. A equipe do DJ brasileiro, ao ser procurada sobre o caso,  informou que apenas disse que Sevenn estaria criando uma “falsa narrativa” e que Alok já move um processo contra eles por falta de créditos em diversas faixas lançadas pelo Duo.


Kevin Brauer atualmente atua sozinho no Sevenn, irmão Sean cuida da mãe na Califórnia.  (Foto: Reprodução/Instagram)


A associação do Duo com Alok começou em 2015, quando os irmãos o conheceram em Lisboa, Portugal. Alok já era conhecido, graças aos pais que também são DJs e fundadores da rave Universo Paralello. Sean e Kevin viam o brasileiro como alguém que os estava ajudando. Mas os Brauer contam para a Billboard que com o passar do tempo da relação profissional deles, afirmando que não tinham um salário pelo trabalho de produtores nas composições e nem os créditos pelas mesmas.

Em meio às questões tensas do Duo com Alok, ainda entrou a situação do DJ brasileiro com seu ex-empresário, Marcos Araújo, dono da AudioMix. Alok se colocou ao lado da ex-esposa do empresário e produtor no processo de separação. Araújo tem interesse em um contrato com Kevin Brauer, que comanda o Sevenn depois que seu irmão Sean passou a cuidar da mãe, diagnosticada com câncer no pâncreas, que vive na Califórnia. 

Em julho de 2021, o advogado de Alok entrou em contato com o advogado de Araújo, ele informou que se o Sevenn assinasse uma declaração informando que o DJ “nunca se apropriou de quaisquer produções musicais da sua autoria ou do seu irmão“, eles seriam liberados do contrato de 10 anos com a Artist Factory, empresa da qual Alok é sócio. Além de serem liberados, estaria livre da quebra de contrato no valor de 20 milhões de reais. O Sevenn se recusou a assinar a declaração.

Com o lançamento, no dia 14 de janeiro de 2022, da faixa ‘Un Ratito’, Kevin, que está creditado como um dos 14 escritores, mas não como produtor, veio a público falar sobre o lançamento. Ele contou que começou a produzir a faixa em 2017 e que tinha o nome de ‘Let’s Make Love (nanananana)’ e ainda fala “A melodia, a bateria, a guitarra – quase tudo o que você ouve tinha alguma coisa que eu fiz”.


DJ Alok, foto de divulgação da faixa ‘Un Ratito’. (Foto: Reprodução/Instagram)


Kevin informa que Alok não pediu autorização, e nem pagou nada a eles pelo trabalho na música. Depois desse lançamento, eles estão analisando sobre tomar as medidas legais por violação de direitos autoriais. “Sinceramente, é chocante que mais uma vez o meu trabalho esteja sendo usado injustamente”, diz Kevin. “Parece mais uma traição”. Atualmente a faixa ‘Un Ratito‘ conta com mais de 1,8 milhão de streams no Spotify.

Foto destaque: Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário