Em protesto contra o Catar, Shakira recusa convite para cantar na abertura da Copa do Mundo

Letícia Tagliamento Por Letícia Tagliamento
3 min de leitura

A colombiana Shakira recusou a oferta da Fifa para se apresentar na cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022. A cantora seguiu exemplo de artistas como Rod Stewart e Dua Lipa, que não aceitaram participar do evento por conta das políticas anti-LGBTQIA+ e problemas relacionados aos direitos humanos no Catar, país sede da Copa.

A jornalista Adriana Dorronsoro foi quem informou a escolha da cantora no programa espanhol, “El programa de Ana Rosa”. “Me confirmaram que Shakira não atuará na cerimônia de abertura, mas não me confirmaram se ela terá alguma participação durante o Mundial”, disse Dorronsoro. Shakira era uma das principais cotações para participar da abertura do evento, no jogo entre Catar e Equador que irá acontecer no próximo domingo (20). No entanto, fontes próximas da cantora deixaram subentendido que ela ainda pode participar de outros eventos ligados ao torneio.

Considerada um ícone do mundial, Shakira já fez a música tema para a Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. A canção faz sucesso até os dias atuais, no Youtube, “Waka Waka (This Time for Africa)” ultrapassa 3,2 bilhões de visualizações e sua versão em espanhol conta com mais de 735 milhões streamings. Assista:


Clipe “Waka Waka (This Time for Africa)”. (Vídeo: Reprodução/ Youtube)


Tudo indica que a cantora tomou a decisão, de não se apresentar na abertura da Copa, após receber diversas críticas nas redes sociais por conta de problemas relacionados aos direitos humanos que mancharam a imagem do país anfitrião, Catar. 

Antes da recusa de Shakira, artistas como Dua Lipa e Rod Stewart se negaram a participar do evento. A cantora britânica, inclusive, ressaltou, em suas redes sociais, que espera visitar o Catar apenas quando o país estiver cumprindo todos os direitos humanos, e deixou claro que esse foi o motivo que a fez desistir de participar da cerimônia. 

Apesar do “não” de grandes artistas para a Copa do Mundo, Jung-Kook, membro do BTS, já foi visto no Catar e é um dos nomes mais esperados para fazer parte da abertura e de atrações do evento, além do grupo Black Eyed Peas.

Foto Destaque: Shakira. Reprodução/ Eltiempo

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile