Empreendedoras influentes contam o que esperam dos negócios em 2024

Nicollas Alcântara Por Nicollas Alcântara
3 min de leitura

A inovação assume papel fundamental na construção de trajetórias de sucesso. Na última quinta-feira (23), a Forbes promoveu um encontro com mulheres destacadas em sua lista de “Mulheres de Sucesso”, reconhecendo executivas e empreendedoras por seus feitos pioneiros nos últimos três anos. Entre as notáveis, figuram Eliana, apresentadora renomada, Daniela Cachich, presidente da unidade de Future Beverages da Ambev, e Marina Daineze, diretora de marketing da Vivo, também listada entre as melhores CMOs pela Forbes em 2023. 

Mulheres de sucesso

Daniela Cachich, presidente da unidade de Future Beverages e Beyond Beer da Ambev, destacou a transição para um modelo de escuta ativa nas empresas, salientando a importância de compreender as dores e desejos dos consumidores para oferecer personalização com escala. “Tenho muita clareza de que quanto mais a gente entender e tiver intimidade com as dores do consumidor, puder criar inovação entendendo isso e oferecendo personalização com escala, a gente ganha muita relevância em um mundo que está cada vez mais cheio de estímulos e ofertas”, afirma.

Já Luciana Antonini Ribeiro, sócia da gestora de private equity eB Capital, apontou duas grandes tendências transformadoras nos negócios: as mudanças climáticas, forçando as empresas a reavaliar suas atuações, e a revolução verde, exigindo investimentos massivos. Além disso, a inteligência artificial foi ressaltada como uma mudança estrutural que impactará diversos setores.

Por outro lado, Marina Daineze, diretora de marketing e branding da Vivo, enfatizou a importância das marcas promoverem um uso equilibrado da tecnologia em um mundo digital acelerado, destacando também a responsabilidade social das empresas em conectar-se a pautas relevantes, como diversidade e meio ambiente.

Quanto à Jaqueline Goes, biomédica responsável pelo mapeamento do genoma do coronavírus no Brasil, previu o fortalecimento da terapia de edição gênica nos próximos anos, uma inovação que visa prevenir doenças ao editar genes.

Joyci Lin, CEO da fabricante de óculos Go Eyewear, por sua vez, abordou as mudanças na legislação brasileira, permitindo que optometristas realizem a refração dentro das óticas. Ela prevê um crescimento significativo no mercado de óculos e lentes nos próximos três anos, alinhado com o aumento do uso de telas no Brasil.


{slide}


Inovação

Essas mulheres alcançaram posições de destaque em suas carreiras devido ao olhar inovador, transformando não apenas os ambientes profissionais, mas a sociedade como um todo. Hoje, lideram mudanças e negócios cruciais em suas respectivas áreas, compartilhando insights sobre as tendências que moldarão seus setores nos próximos anos.

Foto destaque: Daniela Cachich, presidente da unidade de Future Beverages e Beyond Beer da Ambev (Reprodução/Ale Virgilio/Forbes)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile