Entenda por que mesmo sem habilitação, a rainha Elizabeth II podia dirigir

3 min de leitura

A rainha Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira (8), era fã de carros e dirigiu por décadas mesmo sem possuir habilitação. De todos os membros da família real, a rainha era a única que podia dirigir sem a habilitação. Isso porque, além do treinamento militar, Elizabeth foi treinada como motorista para dirigir caminhões e ambulâncias, e também foi treinada como mecânica de carros e caminhões pelo exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, ela nunca tirou habilitação porque, além de não precisar do documento, as carteiras eram emitidas em seu próprio nome. 

Foi por meio do treinamento com o exército britânico que a monarca não precisou passar pelos testes psicotécnicos, aulas teóricas e avaliação prática, tão essenciais para conseguir o documento. Tudo isso aconteceu porque dirigir era um direito que a rainha tinha como parte da prerrogativa real, ou seja, estava dentre os diversos poderes e direitos que são exclusivos à soberania. Além disso, o carro da monarca dispensa a placa numérica.

Apesar dos pedidos médicos para que a rainha ficasse em repouso, ela continuava a dirigir os carros que estivessem disponíveis. No ano passado, a rainha foi vista dirigindo, sozinha, um Jaguar em volta do Castelo de Windsor.

Conforme informações reveladas pelo Daily Star, a monarca possuiu, ao longo de sua vida, por volta de 30 Land Rovers. Ainda de acordo com a publicação, a coleção da monarca, avaliada em 10 milhões de libras (R$ 60 milhões na atual cotação), contava com carros nacionais como Jaguar Land Rover, Bentley e Rolls-Royce. Outros carros como Rolls-Royce Phantom IV State Landaulet, Vauxhall Cresta PA Friary Estate e uma Land Rover Range Rover já passaram pelas mãos da rainha.


<blockquote
class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">HRH the <a
href="https://twitter.com/hashtag/Queen?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#Queen</a>
at 90 driving <a
href="https://twitter.com/hashtag/KateMiddleton?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#KateMiddleton</a>
around - you know Liz is boss <a
href="https://t.co/hvZFn4CCqK">pic.twitter.com/hvZFn4CCqK</a></p>&mdash;
Tina Taus (@TinaTaus) <a
href="https://twitter.com/TinaTaus/status/775127123120062464?ref_src=twsrc%5Etfw">September
12, 2016</a></blockquote>
<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js"
charset="utf-8"></script>

Rainha Elizabeth II dirigindo em companhia de Kate Middleton. (Foto: Reprodução/Twitter)


E apesar de apenas a rainha não precisar da carteira de motorista, é comum ver demais membros da família real dirigindo. Em uma tradição natalina, os príncipes Harry e William vão dirigindo até o Palácio de Buckingham. Em outro momento, William levou Kate do hospital para casa após o nascimento do príncipe George.

 

Foto Destaque: Rainha Elizabeth II dirigindo. (Foto: Reprodução/Correio Braziliense)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile