Nesta quinta-feira (19), o ex-participante do BBB João Luiz recebeu uma chuva de críticas após citar comentário com teor xenofóbico em seu perfil pessoal no Twitter. O Army, como é conhecido o fandom do BTS, não ficou contente por conter um vídeo relacionando o grupo com o coronavírus.
O tweet citado era uma resposta de um usuário para o Tracklist, dizendo “a pandemia nunca vai acabar mesmo né track, já me conformei” e incorporava uma edição de vídeo do momento que o BTS perdeu a categoria Best Duo/Group Performance no Grammys 2021, em que concorriam com “Dynamite”, para a “Rain On Me”, parceria entre Lady Gaga e Ariana Grande.
Na época, fãs lamentaram o ocorrido, visto que o single garantiu o primeiro #1 na Hot 100 da Billboard para o grupo, bateu recordes de streaming no Spotify e se tornou uma das músicas mais vendidas de 2020. Porém, não foi critério o suficiente para levar a estatueta da Academia. Na noite da premiação, a transmissão ao vivo realizada pelos integrantes RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook para agradecer pelo apoio dos Armys alcançou 13 milhões de visualizações simultâneas, superando a audiência geral do Grammys, que atingiu o pico de 8,8 milhões de espectadores.
Comentário deletado de João Luiz (Reprodução/Twitter)
A publicação de João Luiz dizia: “Não acredito que perdi esse momento”, e foi apagado após a reação negativa dos fãs do BTS, que ressaltaram o quanto esses comentários reforçam o preconceito e a violência que os asiáticos vêm sofrendo cada vez mais desde o início da pandemia, além da xenofobia presente no Grammy Awards através dos anos e promoveram a campanha #StopAsianHate.
João Luiz, então, publicou uma retratação: “oi gente, tudo bem ? então, no tweet apagado minha intenção foi ter comentado sobre não ter visto o Grammy, tudo que ele envolveu e somente isso…”, começou.
https://lorena.r7.com/post/Patricia-Abravanel-fala-sobre-a-saude-de-Silvio-Santos-Venceu-a-Covid
“Quando vocês começaram a me chamar atenção sobre o vídeo em si eu fiquei vendo e revendo e não estava entendendo, perguntei pras outras pessoas e tiveram diferentes interpretações, até que alguém nas replies falou sobre todo o contexto do edit e da legenda em cima do vídeo, então apaguei mas pra que fique bem explicado a todos que mao não perceber o que estava na legenda e no edit contribui com algo que é ofensivo e pelo amor de deus, nenhuma doença é culpa de etnia ou raça, nem essa pandemia nem qualquer outra….”, concluiu.
(Foto destaque: João Luiz / Reprodução: Instagram)