De acordo com o boletim médico liberado nesta quarta-feira (30), o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, está disposto, se comunica normalmente e tem função cardíaca estável 72 horas após o transplante de coração ocorrido no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
“O paciente Fausto Silva continua evoluindo dentro do esperado. Está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, ocorrida no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein. A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia.”, disse o boletim divulgado ontem pelo hospital.
Tempo de espera para o órgão
Apresentador Fausto Silva (Foto: reprodução/Bob Paulino/Memória Globo/G1)
Faustão foi internado no dia 05 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca e entrou na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para receber um novo órgão. Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, ele estava em segundo lugar e foi contemplado no domingo (27), após a recusa da equipe médica do paciente que estava na primeira posição. A cirurgia durou cerca de 2h30 e foi muito bem-sucedida.
Nas redes sociais, muitas pessoas questionaram a respeito da rapidez em que o apresentador recebeu o órgão, mas os critérios de prioridade levam em conta o tipo sanguíneo, o porte físico, a distância geográfica, a gravidade do caso e se a pessoa está em boas condições para recebê-lo.
Boa evolução clínica
De acordo com os boletins médicos divulgados anteriormente, no dia seguinte à cirurgia as funções do novo coração já funcionavam como o esperado. Na manhã de terça-feira (29), Fausto Silva foi extubado e passou a respirar sem a ajuda de aparelhos. E na quarta-feira, ele continuou evoluindo muito bem, apesar de ainda permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Foto destaque: apresentador Faustão. Reprodução/Instagram/Na Telinha – UOL