No último domingo (20), o influenciador Felipe Neto adotou uma prática diferente no X (antigo Twitter). Ele pediu aos seus seguidores que montassem um carrinho em sites de compras de livros com custo de até R$ 100 reais e explicassem o motivo que os levariam a adquirir as obras. Mas, após receber uma série de críticas, ele pareceu se arrepender da atitude. “A próxima ação eu vou fazer pelo Instagram. Cada dia que passa eu vou usar cada vez menos aqui.”, disse.
Após receber as mais variadas justificativas, que iam desde a descoberta profissional até o uso pedagógico para ensinar a valorização da cultura negra em turmas de educação infantil, o empresário também chegou a se queixar de cansaço, dizendo que já havia pagado mais de 50 boletos, mas não conseguia encontrar os demais, e questionou se existia um jeito mais simples de prosseguir com a ação.
Reflexão sobre preço de publicações
Em julho deste ano, Felipe fez uma postagem na mesma rede social para refletir acerca da precificação de livros no mercado editorial brasileiro. “Precisamos de uma população leitora, mas tá cada dia mais difícil. Livrarias fechando, preços disparando… Como esperar que o povo leia desse jeito? 3 livros por 170 reais, 13% do salário-mínimo”, comentou, após notar um aumento no número de comentários dos fãs lamentando a falta de oportunidade de ter acesso aos livros que ele recomenda.
Ele cobrou autoridades como o presidente Luís Inacio Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes por posições mais assertivas a respeito do tema. “Há incentivos possíveis, há regulamentação que pode tornar a literatura mais acessível aos mais pobres. Não podemos deixar livro ser artigo de elite”, disse o youtuber, que possui seis títulos publicados.
Apoio misto nas redes sociais
As postagens sobre a campanha de doações geraram uma diversidade de apoio nas redes sociais. Enquanto alguns apoiaram o influenciador, argumentando que essa prática é necessária, outros afirmaram que a saída anunciada do youtuber das redes seria bem-vinda, pois ele seria um dos responsáveis pela alienação de uma geração. Aos últimos, o influenciador permaneceu na plataforma, já que eles “o dão força”.
Foto destaque: Felipe Neto. Reprodução/Instagram/@felipeneto