Fernanda Montenegro compareceu à mais recente cerimônia da Academia Brasileira de Letras, a ABL, nesta sexta-feira (25), em que foi presenteada com um certificado e uma medalha que passaram a lhe atribuir o título de ‘Imortal’. Ela se tornou a primeira mulher em toda a história da ABL a receber essa consagração.
O evento aconteceu no Petit Trianon, no centro do Rio de Janeiro, e fez com que Fernanda, aos 92 anos, passasse a ocupar a cadeira número 17 da Academia. Ela também se tornou a sucessora do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco.
Após ser presenteada simbolicamente, a atriz foi recebida de pé com uma grande salva de palmas. Ela, então, fez um grande e emocionante discurso diante da plateia ali presente, em que relacionou a linguística com as artes cênicas e se declarou autodidata em relação à sua formação acadêmica. “Agradeço muito, com meu coração e minha razão, estar sendo aceita por esse elenco que é protagonista referencial da nossa mais alta cultura, que é a ABL”, disse Fernanda na abertura de sua fala.
“Emocionada, tomo posso nesse momento da cadeira número 17, pedindo às senhoras e aos senhores acadêmicos, pela maneira como expressarei, esta minha pulsação de vida que trago comigo neste ato. Como prólogo desta minha fala, devo esclarecer que sou uma incansável autodidata, cuja origem intelectual, emocional sempre me chegou e ainda me conduz através da vivência inarredável de um ofício: atriz. Sou atriz. Venho dessa mítica, mística arte arcaica, eterna, que é o teatro. Sou a primeira representante da cena brasileira, do palco brasileiro a ser recebida nesta casa”, continuou e agradeceu durante seu discurso.
Fernanda é aplaudida de pé (Foto: Reprodução/Léo Hamawaki)
Fernanda recebeu e foi eleita com um total de 32 votos no ano passado, em novembro de 2021, para hoje fazer parte do grupo de “imortais” da Academia Brasileira de Letras.
Foto Destaque: Fernanda Montenegro. Reprodução/Daniel Pinheiro/AgNews