Filho de Faustão rebate críticas sobre agilidade de transplante

2 min de leitura

Na noite do último domingo (27), o filho do apresentador Fausto Silva, João Guilherme, fez uma postagem em referência aos comentários que criticam a velocidade com que o comunicador conseguiu ser submetido a cirurgia de transplante do coração. O conteúdo, compartilhado originalmente por Enzo Celulari, vem acompanhado de um apelo: “Informem-se antes de julgar”.

As especulações fizeram com que o Hospital Albert Einstein, local da operação e o Ministério da Saúde emitissem notas oficiais a fim de esclarecer os trâmites que envolvem casos como os do animador. Ambos alegaram que ele foi priorizado à gravidade do estado de saúde, ao tipo sanguíneo e capacidade de aceitação do órgão, recusado pelo paciente à frente na lista de espera.

 

Médico do SUS explica critérios

O post compartilhado por Enzo e João Guilherme foi feito originalmente por Pedro Carvalho, que alega ter uma longa experiência na área de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele detalhou as etapas que envolvem desde os reais critérios necessários para entrada na lista, até os sigilos que envolvem o repasse do órgão.

Durante a explicação, ele pediu para que não fossem feitas acusações inverídicas sobre os envolvidos nos processos hospitalares: “Não façam ilações ou acusações irresponsáveis de furação de filas ou interesses escusos. É um processo extremamente delicado com profissionais que desgastam muito física e mentalmente para uma única doação acontecer”, disse.



Ministério divulga números nacionais de transplantes

Na nota, a pasta da ministra Nísia Trindade também transmitiu ao público dados sobre a quantidade de transplantes cardíacos realizados no país. Entre os dias 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 procedimentos, sendo sete deles em São Paulo. O ministério esclareceu que o Brasil tem uma rede de apoio voltada ao acompanhamento dos pacientes, desde os exames pré-operatórios até o eventual uso de medicamentos pós-cirurgia.

 

Foto destaque: João Guilherme Silva e Faustão. Reprodução/Instagram/@joaosilva  

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile