Françoise Fourton escondeu seu câncer por dez anos e fez alerta: ‘isso mata’

2 min de leitura

A atriz Françoise Fourton faleceu aos 64 anos neste domingo (16). Há quatro meses, a atriz estava internada na Zona Sul do Rio de Janeiro, na clínica São Vicente, para tratamento do câncer. Segundo informações concebidas pelo G1, o tumor teve início na região da bacia e logo chegou aos pumões da artista. 

O primeiro, foi diagnosticado em 1989, no colo útero de Fourton. Na época, ela chegou a ter depressão, mas decidiu manter em segredo por dez anos. Apenas seus médicos e o diretor de ‘Tieta’, novela que gravava nesta época, sabiam da condição de Françoise. 

Em 2020, numa participação no programa ‘Encontro’, exibido nas manhãs da Globo e apresentado por Fátimas Bernades, ela explicou o porquê de ter quebrado o silêncio: ”Não falava da doença, fiquei dez anos sem falar. Hoje, faço questão de falar, questão de ir em público, poder participar das crianças, Minha vida mudou inteiramente. Eu me reeduquei, mudei a minha alimentação.”


Françoise Fourton em entrevista ao Encontro em 2020 (Foto:Reprodução/Metrópoles)


Em 2016, ela também participou de uma publicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), dando detalhes sobre o diagnóstico. De acordo com ela, tinha o hábito de fazer consultas de rotina, mas deixou de fazer o papanicolau com frequência. “Eu fazia mais ou menos uma vez por ano, às vezes dava mais espaço. Na verdade, não tinha tanta preocupacão com isso, porque  nunca senti nada, nem dor, nem nenhum sintoma estranho, nada mesmo. Confesso que dei uma esquecida. Em 1991, eu ia fazer uma novela, mas antes resolvi tirar o DIU [dispositivo intrauterino para evitar a gravidez] e me deu vontade de pedir para fazer um papanicolau”, explicou. 

Com o resultado em mãos, ela levou um susto. “Eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: ‘Isso mata e eu não quero”, disse em depoimento à revista Rede Câncer. 

 

Foto Destaque: Atriz Françoise Fourton. Reprodução/OFuxico

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile