O futebol brasileiro está em luto, não sabemos por quanto tempo. O motivo é que o futebol acaba de perder um dos maios nomes dos últimos tempos, o Rei Pelé, popularmente conhecido como Edson Arantes do Nascimento. O craque estava internado em São Paulo desde 29 de novembro para tratar um câncer de cólon e uma infecção respiratória. Aos 82 anos o jogador morreu nesta quinta-feira (29).
Pelé foi o jogador mais jovem da história a vencer uma Copa do Mundo, com 17 anos. (Foto: Reprodução/CBF)
Pelé em jogo das eliminatórias , Brasil 6 x 0 Venezuela. (Imagem: Reprodução/Agência O Globo)
O Rei Pelé havia iniciado tratamento contra o tumor no cólon, em 2021, e era encaminhado ao hospital com frequência para dar seguimento ao atendimento dos médicos. Em janeiro deste ano, o Hospital Albert Einstein confirmou que o ex-atleta esteve no local para dar continuidade ao procedimento.
No início deste mês, ele chegou a apresentar melhora progressiva em seu estado geral, com sinais vitais estáveis e consciente, mas, no último dia 21, um novo boletim do hospital informou a progressão do câncer e que Pelé necessitaria de mais “cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”.
Com mais de mil gols na carreira, Pelé foi multicampeão por onde passou. Com a camisa do Peixe, o craque conquistou seis edições do campeonato nacional, duas da Copa Libertadores da América, duas do Mundiais Interclubes e 10 do Campeonato Paulista.
No hospital, Pelé recebeu a visita dos filhos e dos netos. Flávia e Kely Nascimento foram as primeiras a acompanhá-lo. Esta última, mais ativa nas redes sociais, fez o anúncio de que a família celebraria o Natal.
Pelé começou a ser reconhecido nacionalmente ainda com 16 anos de idade. Em 1957, o garoto já era titular do Santos e foi artilheiro do Campeonato Paulista, o mais jovem até hoje, marcando 36 gols. O Rei do Futebol atuou durante quase toda sua carreira no Santos, entre 1956 a 1974. No período, ele levou o clube a conquistar dez títulos estaduais e seis campeonatos nacionais (Taça Brasil e Torneio Robertão), além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963″.
Com 16 anos, Pelé chegou ao Santos como promessa. (Imagem: Reprodução/ Santos futebol clube)
Vale ressaltar que em dezembro de 2000, Pelé e Diego Maradona dividiram o prêmio de Melhor Jogador do Século da FIFA. Originalmente, o prêmio pretendia basear-se em votos em uma pesquisa na internet, mas muitos observadores reclamaram que a natureza da pesquisa teria significado uma demografia distorcida de fãs mais jovens que teriam visto Maradona jogar, mas não Pelé.
Foto destaque: Morre aos 82 anos o Rei do futebol. Reprodução/Instagram