George Clooney falou sobre o tiro que ocorreu no set de gravações do filme ‘Rust’, no qual o ator Alec Baldwin matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins ao usar uma arma totalmente carregada durante o ensaio de uma cena.
Halyna Hutchins (Foto: Reprodução/instagram)
O ganhador do Oscar por Syriana disse que a equipe parecia ignorar todas as regras de seguranças usadas há décadas em Hollyood e ainda afirmou que a morte da cineastra de 42 anos, foi resultado de “muitos erros estúpidos”.
“Talvez eles nem estivessem usando aquela arma para praticar tiro ao alvo, mas eles tinham munição real com dummies (balas sem pólvora). E isso é uma loucura. É insano. É irritante” diz George Clooney. Ele afirmou que mesmo tendo “estado nos sets por 40 anos”, nunca havia ouvido falar sobre medidas de seguranças que teriam sido adotadas no set de Rust.
“Em primeiro lugar, nunca ouvi o termo ‘arma fria’”, disse o ator de filmes como Onze Homens e um Segredo ao podcast WFT, sobre a expressão de segurança que Baldwin acreditava significar que o Cold.45 que foi disparado não teria balas de verdade e era totalmente seguro. “Nunca ouvi esse termo. Literalmente, eles estão apenas falando sobre coisas das quais nunca ouvi falar. É simplesmente irritante”, garantiu.
Clooney afirmou ainda que todo o ator toma medidas adicionais de segurança para garantir pessoalmente que a arma que venha a usar em uma cena não esteja carregada antes de atirar no set. “Toda vez que recebo uma arma em um set, toda vez que eles me entregam uma arma, eu olho para ela, eu abro, mostro para a pessoa para qual estou apontando, nós mostramos para a equipe”, disse ele a Michael Maron. “Todo mundo faz isso. Todo mundo sabe. Talvez Alec tenha feito isso- espero que tenha feito isso”, desabafou Clooney sobre o acidente no set, no qual o diretor do filme, Joe Souza, também foi ferido.
George também lembrou que era amigo de Jon-Erik Hexum, ator que também morreu com uma bala de festin em set de 1984, e de Brandon Lee, morto em uma filmagem em 1993, sendo também em acidente com armas- essas duas mortes levaram a mudanças em padrões de segurança em Hollywood.
“Depois que Brandon morreu, realmente se tornou uma coisa muito clara: abra a arma, olhe para baixo no cano, olhe para dentro do cilindro, certifique-se”, disse ele sobre as medidas de seguranças. Clooney sugeriu que seu assistente de direção de Rust, David Halls, parecia ser “o bandido”, e que ele não entendia como Rus tinha como armeira a novata Hannah Gutierrez-Reed.
“É um acidente terrível. Mas uma pessoa de 24 anos com pouca experiência não deveria chefiar um departamento de armas e balas “, falou ele. “Precisamos ser melhores em garantir que os chefes de nossos departamento sejam experientes e saibam o que estão fazendo”, concluiu Clooney.
Foto destaque: Reprodução/Henry Nicholls/Reuters