Na última terça-feira (24), o autor Aguinaldo Silva usou as redes sociais e criticou a cantora Beyoncé pelo uso de um colar milionário, durante ação publicitária para a joalheria Tiffany & Co. O item é absolutamente caro e raro, descoberto em 1877 e a cantora foi a primeira mulher negra a usá-lo.
Em seu Twitter, Aguinaldo disse que Beyoncé faz parte da ‘elite opressora branca’ e opinou sobre justiça social. “”Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany”: pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham? Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?”, indagou ele.
Ainda no Twitter, o autor da novela Império respondeu internauta, afirmando que Beyoncé faz parte da ‘elite branca’.
Aguinaldo Silva em seu Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
Após a repercussão no Twitter, o comentário causou indignação entre influenciadores e artistas que prezam pela representatividade negra, entre eles, os atores Rafael Zulu e Jéssica Ellen. Os dois artistas deixaram comentários na postagem do portal Site Mundo Negro cobrando representatividade e respeito em suas obras.
“Agnaldo, vamos falar de Brasil? Quando em suas novelas seus protagonistas tiveram a pele como a minha? Quando em suas novelas a cultura preta brasileira foi abordada para ajudar na autoestima da população preta? Quando eu olho a imagem da Beyoncé poderosa e milionária, penso na potência que nós negros somos e o quanto ela inspira milhares de pessoas pretas no mundo todo. Em pleno 2021, a lista de protagonistas pretas na TV brasileira não chega nem a 5 nomes… E não é por falta de talento e sim oportunidades. O problema do Brasil não é a Beyoncé ser milionária, é a elite branca se incomodar com nossa autonomia e ascensão social.”, disse a atriz.
Jéssica Ellen e Rafael Zulu (Foto: Reprodução/Instagram)
Rafael Zulu completou, dizendo nunca ter visto protagonismo negro nas obras de Aguinaldo. “Pra gente ela é referência e régua de onde queremos e podemos chegar. Não vem colocar a gente contra o nosso povo não… Não caímos mais nessa!”
Entre os comentários, influenciadores negros marcaram presença, como Josy Ramos, Tia Ma e a cantora Luciane Dom.
Beyoncé ostenta colar avaliado em R$161 milhões de reais
Taís Araújo e Lazaro Ramos recriam foto de Beyoncé e Jay-Z
Beyoncé revela plantação de cannabis e fala sobre benefícios
Jessica Ellen e a série sobre potências negras femininas
Jéssica Ellen através de seu Instagram (Foto: Reprodução/Instagram)
Nos últimos meses, a atriz Jéssica Ellen faz uma série de postagens homenageando mulher negras, nacionais e internacionais, citando suas obras e fazendo representações de fotos históricas. Entre elas estão Elza Soares, Ivone Lara, Alcione, Toni Braxton, Rihanna e Beyoncé.
“Gratidão à todas vocês, rainhas – por toda INSPIRAÇÃO.”, ela disse em seu último post da série.
Foto destaque: Aguinaldo Silva (Foto: Reprodução/AGNEWS) e Jéssica Ellen ( Foto: Reprodução/Instagram)