INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Celebridades

Juíza contesta autoria de Roda Viva de Chico Buarque

Chico Buarque tinha movido uma ação contra o deputado estadual Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por uso indevido da música Roda Viva, porém, a Justiça do Rio de Janeiro indeferiu o pedido em primeira instância, questionando a autoria da canção.

A ausência de documento indispensável à propositura da demanda, qual seja, documento hábil a comprovar os direitos autorais do requerente sobre a canção ‘Roda Viva’, é causa de inépcia e de indeferimento da inicial”, afirmou a juíza substituta Monica Ribeiro Teixeira, do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa.

Os advogados do cantor recorreram à decisão na sexta-feira (25). “É de se anotar que o fato de que Chico Buarque é compositor e cantor de ‘Roda Viva’, especialmente no fonograma utilizado pelo réu, é fato público e notório. Trata-se de uma das músicas mais marcantes da cultura popular brasileira e da história das canções de protesto”, finalizando ao afirmar que não há como não saber que Chico é o autor da música.

Os advogados do cantor também utilizaram o próprio post de Eduardo Bolsonaro como exemplo, por indicar o nome do músico como autor, além de uma questão do Enem de 2017, onde a música já pareceu como questão de prova. “O fato é tão notório que é objeto de questões de vestibular e concursos dos mais diversos âmbitos.”


Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)


Entenda o caso:

O deputado Eduardo Bolsonaro utilizou a música Roda Viva, na voz de Chico, no dia 5 de novembro como trilha de uma publicação feita em suas redes sociais, onde criticava uma suposta censura aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu pai. Ele escreveu na legenda: “O Brasil está sob censura. Numa ditadura a 1ª a morrer é a liberdade de expressão/imprensa”.

O cantor e compositor então entrou com a ação pedindo a retirada da música da publicação e R$ 48 mil por danos morais. Seus advogados, João Tancredo e Maria Isabel Tancredo destacaram no processo que a posição política de Chico sempre buscou defender a democracia, e que é claramente contra a Ditadura civil-militar.

Não há dúvidas, portanto, da contrariedade de Chico Buarque à ditadura militar e suas bases, bradadas e defendidas ainda atualmente pelo grupo político do qual o réu [Eduardo Bolsonaro] faz parte. Afinal, sem falar nas diversas manifestações desse grupo político na defesa da ditadura militar e de posições que lhe caracterizaram, o próprio réu defendeu publicamente o AI-5 e seu retorno e já ironizou tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura”, lembraram na ação.

A canção Roda Viva foi composta em 1967 para uma peça de teatro homônima, que também foi escrita por Chico e foi dirigida no ano seguinte por José Celso Martinez Corrêa, no Rio de Janeiro. A peça ainda foi exibida em São Paulo antes de ser encerrada com a invasão do Teatro Galpão por membros do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), a então milícia paramilitar de apoio à ditadura.

O elenco e o público foram espancados pelos milicianos, mas a peça seguiu pelo país até ser impedida novamente de se apresentar em Porto Alegre, em outubro do mesmo ano. A música então se tornou símbolo de luta contra o autoritarismo.

 

Foto Destaque: Chico Buarque. Reprodução/Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...