Na madrugada desta quarta-feira (18), Juliette e Duda Beat lançaram seu novo trabalho intitulado “Magia Amarela”. No entanto, o lançamento foi ofuscado por acusações de plágio feitas por Evandro Fióti, diretor, produtor e compositor irmão do rapper Emicida. Segundo Fióti, a nova música das artistas apresenta semelhanças notáveis com “AmarElo”, uma faixa de Emicida que conta com participações especiais de Majur e Pabllo Vittar.
Acusação de plágio
A polêmica se intensificou quando Fióti usou sua conta no Twitter para expressar sua frustração, questionando a ética na indústria musical: “Sabe a apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar!“.
A canção em questão, “Magia Amarela”, parece usar elementos semelhantes ao trabalho de Emicida. Um trecho da música, “Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é amar elos reais“, foi destacado por Fióti como prova da suposta apropriação. Além disso, a estética visual do novo trabalho, enfatizando o amarelo, também gerou comparações com o videoclipe de “AmarElo”.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Sabre apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? <br>Então, esse mercado tem bem pouco.<br>Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso juridico vai trabalhar! <a href=”https://t.co/0j4hYOTTrJ”>https://t.co/0j4hYOTTrJ</a></p>— Evandro (@fiotioficial) <a href=”https://twitter.com/fiotioficial/status/1714474619925561722?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 18, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Evandro Fióti se manifesta no X. (Foto: reprodução/X/@fiotioficial)
Desabafo
Em suas redes sociais, Fióti desabafou sobre sua indignação em relação à situação: “Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda“. Suas palavras ressoaram como um apelo à reflexão sobre questões éticas e apropriação cultural na indústria musical.
Até o momento, nem Duda Beat nem Juliette se manifestaram sobre as acusações, deixando o público e a comunidade musical ansiosos por uma resposta.
Foto destaque: Juliette e Duda Beat. Reprodução/Instagram/@juliette/@dudabeat