O ator Juliano Cazarré e a sua esposa Leticia Cazarré, esperam o nascimento do sexto filho. Porém, a descoberta da gravidez foi um tombo para o casal, pois Letícia tinha acabado de ser diagnosticada com a síndrome de burnout. A stylist revelou a doença em entrevista concedida a revista Caras.
A Síndrome do Esgotamento Profissional, ou, mais conhecida como, burnout, é um transtorno com sintomas que vai de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico ligados a situações desgastantes no trabalho. De acordo com números da Isma, a International Stress Management Association, ela acomete cerca de 30% dos 100 milhões de trabalhadores brasileiros.
Esposa de Cazarré disse que sentiu muita preocupação com descoberta da gravidez, “Nos primeiros dias, em vez de sentir aquela alegria de uma nova vida que chega, eu senti muita preocupação, fiquei pensando se iria dar conta, se meu corpo iria aguentar”, contou Leticia à Caras.
Mais sobre o caso
O burnout parental, onde os pais que possuem a doença podem se sentir sobrecarregados emocionalmente, sem energia para lidar com as demandas diárias da criação dos filhos, não é um diagnóstico clínico fácil que possa compor na ficha médica de qualquer pessoa, mas muitos psicólogos o definem como um subtipo do burnout, um evento relacionado ao trabalho, atualmente reconhecido pela OMS como uma síndrome.
Letícia explicou ainda à Caras que, como parte do tratamento, buscou repousar mais, “Eu dormia quatro horas por noite há meses e, durante o dia, era intenso, com os filhos para cuidar, todas as demandas que uma família grande tem. E, aí, meu corpo foi melhorando, a mente também e fui me sentindo mais eu mesma. Agora, acho que vai dar tudo certo“, concluiu.
O casal atualmente
Letícia e Juliano que comemoraram em agosto deste ano, 3 anos de casamento, são pais de 5 crianças, além da descoberta do próximo filho. São eles, Vicente, de 13 anos, Inácio, de 11, Gaspar, 4, Maria Madalena, 2, e Maria Guilhermina, 1. Eles aguardam agora o nascimento de um garoto, que já foi batizado de Estevão.
Juliano e Letícia Cazarré (Foto: reprodução/Instagram/@cazarre)
Segundo a psiquiatra, Jennifer Yen, da UTHealth Houston, os pais devem ficar atentos para sinais como fadiga, mudanças no sono, irritabilidade, falta de apetite e ondulações de humor, além de dores corporais diversas. O que diferencia o burnout parental dos outros é o agravamento desses sintomas e até que ponto eles estão afetando o dia a dia da pessoa.
Foto Destaque: Letícia e Juliano Cazarré com os filhos (Reprodução/Instagram/@leticiacazarre)