Na última quarta-feira (5), a cantora Luísa Sonsa usou suas redes sociais para pedir desculpas publicamente à autora de um processo movido contra ela, Isabel Macedo de Jesus. O processo trata-se da acusação de racismo estrutural.
O caso aconteceu em 2020, quando durante um período de férias em Fernando de Noronha, Isabel afirma ter sido confundida com funcionários do local por Luísa durante uma apresentação da cantora. Ainda segundo a autora do processo, ao ser informada que a mesma não era uma funcionária do estabelecimento, a cantora demonstrou surpresa.
Na época que a acusação veio a conhecimento do público, Luiza juntamente com sua assessoria chegaram a negar. Porém agora, já com processo em trânsito e, compreendendo os fatos ocorridos, a cantora decidiu tratar do assunto com seus seguidores. “Eu não via sentido de vir aqui pedir uma desculpa pra todos vocês só para me livrar de uma culpa”, disse Luísa em seus stories.
A cantora ainda falou que precisou entender tecnicamente a situação e se aprofundar em todo o processo, e viu que não se tratava de uma simples busca por indenização, mas sim o dever e desespero vivido por uma situação que acontece diariamente com as pessoas negras, e que algumas vezes as pessoas fazem sem nem saber que tá fazendo.
Luísa comentou também que o texto de retratação divulgado em suas redes sociais foi feito junto com Isabel, de forma que ela se sentisse confortável com tudo que seria mencionado.
Sobre os textos publicados anteriormente por sua equipe de assessoria jurídica, Luísa também pediu desculpas. Ela afirmou que naquele momento toda aquela ação judicial era confusa, que inclusive tomou conhecimento na época por meio de uma matéria tendenciosa.
A cantora finalizou falando que as atitudes contra o racismo tem que ser individuais, e que se sente decepcionada com ela mesma por não ter entendido o contexto e nem ido buscar conhecer sobre o assunto antes.
Foto destaque: A cantora Luísa Sonza/Reprodução/Instagram