Completando 86 anos, nessa quarta-feira (27/10), Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, deu uma entrevista para o portal de notícias BBC na última sexta-feira, contando sobre seu novo livro ‘Sou um rio’ com pautas ambientais. Também durante a entrevista o assunto sobre representar minorias em suas obras foi dito.
O livro, que proporcionou Maurício a se posicionar com o meio ecológico, está disposto a dar voz para esse meio que está sofrendo grandes críticas, visto que a proteção à natureza é algo fora do atual governo. “O que está acontecendo com nosso planeta é um escândalo. Realmente, a gente está ficando assustado com esse negócio de o mar cheio de plástico, o incêndios, a Amazônia sendo devastada, o Pantanal secando… Isso é o fim do mundo. O que que é isso? E o que está faltando para começar a acontecer um retorno nesse negócio todo?” se indignou o quadrinista, dizendo que a educação é o único caminho.
No novo livro, os famosos personagens não irão aparecer para Maurício, o livro é algo fora do que a turma é proposta “A decisão foi estratégica. A Turma da Mônica, entrando com aquele clima todo, brincadeiras, humor, iria desviar a atenção do leitor, principalmente o leitor criança, o jovenzinho. Iria desviar do foco que é cuidar do meio ambiente. Isso é uma coisa que eu queria deixar bem na cara do leitor, com ilustrações também não escandalosamente lindas, bonitas, coloridas, mas adequadas”.
“Eu não podia botar a Turma da Mônica toda alegrinha, alegrinha, porque ela não pode deixar de ser alegrinha, num livro onde eu queria colocar uma proposta diferenciada” afirmou o cartunista.
Mauricio de Sousa com os bonecos da Turma da Mônica (Foto:Reprodução/Caio Gallucci)
Incluir pautas sociais nas suas obras não é mais novidade, visto a inclusão de novos personagens que representam as minorias, e Maurício explicou que o processo para a inclusão é orgânico, na base de conversa observando as mudanças sociais, “Eu falo muito para o pessoal. Oriento muito o pessoal. E tenho ao meu lado a Alice Takeda, minha mulher que tem os mesmos pensamentos do que eu” Alice é diretora de arte da Mauricio de Sousa Produções, “Fizemos uma dupla que está incrivelmente unida na filosofia não só do meio ambiente mas também na filosofia comportamental da criançada e dos adultos que leem as nossas histórias”.
https://inmagazine.com.br/post/Billy-Porter-sera-diretor-de-adaptacao-de-filme-para-HBO-Max
https://inmagazine.com.br/post/Estreia-de-The-Voice-com-emocao-surpresas-e-musica-autoral
E a personagem ‘Milena’ foi citada, ao ser uma criança negra de grande sucesso no ano de 2019 quando foi lançada. “Ela é a personagem que mais estourou no lançamento, Agora em dezembro vamos lançar o segundo filme da Turma da Mônica e a Milena será uma das estrelas. Está todo mundo apaixonado pela Milena. E acho que no cinema vai acontecer o que já está acontecendo com as histórias em quadrinhos.” o novo filme se chama ‘Turma da Mônica: Lições’.
Foto destaque: Maurício de Sousa. Reprodução: Caio Gallucci.