Na última terça-feira (22), a assessoria do cantor Márcio André Garcia, popularmente conhecido como MC Marcinho, informou aos fãs que ele teve uma piora em seu estado de saúde, levando a um quadro de infecção generalizada. Com isso, o funkeiro, que está internado desde o final de junho em um hospital da Zona Sul carioca, teve que ser retirado da fila de transplante de coração.
Isso ocorre porque ele, que deu entrada na unidade hospitalar com um quadro de insuficiência renal e cardíaca, não possui mais um estado de saúde que permita a realização do procedimento com segurança. Na semana passada, foi realizado o implante de um dispositivo que funciona como um coração artificial. No entanto, o mais indicado pelos médicos é que ele receba um órgão genuíno de alguém com o mesmo tipo sanguíneo e peso.
Parada cardíaca e uso de dispositivo para bombear sangue
O artista, que já convive a mais de uma década com doenças como a diabetes, cardiopatia dilatada e doença renal, foi internado no último dia 27 de junho, e chegou a sofrer uma parada cardiorrespiratória de 14 minutos. O ocorrido levou os médicos a optarem pela instalação do DAV (Dispositivo de Assistência Ventricular). O método é indicado justamente para pacientes com um quadro de insuficiência cardíaca mais grave.
Em entrevista ao portal G1, a coordenadora do programa de transplantes cardíacos da Rede D’Or, Jaqueline Miranda, explicou que, no procedimento, foram instaladas duas bombas no corpo do cantor, onde uma será responsável pela oxigenação do sangue e a outra pela distribuição dele as outras partes aos outros órgãos vitais. “A gente usa essas bombas quando o coração entra em falência e o objetivo é puxar o sangue da circulação e devolver para a circulação, fazendo o papel do coração”, disse.
Uso de ECMO e pedidos de oração
O cantor permanecerá internado à espera do órgão acompanhado da ECMO, aparelho que age como um pulmão artificial. Enquanto isso, a família e os amigos pedem por orações e por sangue. Mauro Garcia, irmão do cantor, postou em suas redes, um texto falando sobre a fase difícil. “A situação do meu irmão piorou e só um milagre de Deus pra que gente não perca ele”.
Mc Marcinho é famoso por sucessos do chamado funk melody dos anos 1990 no Rio de Janeiro. Entre eles, estão “Garota Nota 100”, “Glamurosa” e “Rap do Solitário”.
Foto destaque: MC Marcinho. Reprodução/Instagram/@mcmarcinho