INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Celebridades

Morre Arnaldo Jabor, cronista, cineasta e jornalista brasileiro

Morreu na madrugada dessa terça-feira (15), o cineasta, jornalista e cronista Arnaldo Jabor, aos 81 anos. Ele que já estava internado desde 17 de dezembro de 2021, no hospital Sírio-Libanês, devido à complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Jabor ficou conhecido por seus comentários feitos nos jornais da Globo, na década de 90. Ainda na emissora, ele seguiu como comentarista do “Bom dia Brasil”, “Jornal Nacional” e “Jornal Hoje”, onde esteve como colunista até o ano passado. Seu último comentário no Jornal Hoje foi no dia 18 de novembro, quando falou sobre as possíveis interferências do governo no resultado do ENEM. Ele também acumulou diversas passagens pela rádio CBN e canal o GNT . 

Como cineasta, Jabor dirigiu o aclamado “Eu sei que vou te amar”, de 1986, indicado à “Palma de Ouro de melhor filme do Festival de Cannes”. Na produção, ele trabalhou com a atriz Fernanda Torres, que expressou seus sentimentos pela perda do diretor em sua rede social: “Tenho e terei saudades eternas da sua presença majestosa.”, desabafou a atriz. 


Cineasta Arnaldo Jabor (Foto: Instagram)


Ao todo, foram sete longas, dois documentários e dois curtas. O último filme lançado por Jabor foi em 2010, com “A Suprema Felicidade”. Ele também conquistou diversos prêmios e nomeações nacionais e internacionais pela sua carreira como diretor. 

Famosos de todo o Brasil prestaram homenagens em suas redes sociais para Arnaldo Jabor. O ator Ary Fontoura publicou no Instagram um texto sobre o faleciomento do amigo e colega de trabalho: 

“Meus pêsames a toda família do Jabor. Sua perda é inestimável, é uma pessoa muito importante. Eu tive a feliz oportunidade de ser dirigido por ele no filme ‘A suprema felicidade’, um filme com passagens ótimas da vida dele. Politicamente atuante, um crítico mordaz, inconformado com as mazelas brasileiras. Um diretor de cinema premiado no mundo todo, teve obras ótimas: ‘Toda nudez será castigada’, ‘Pindorama’. Filmes importantes, livros importantes. É uma grande perda para o Brasil. Um dos grandes homens que criticava esse país com a maior dignidade. Como vocês dizem mesmo aí ‘uma metralhadora de palavras’. Deixa uma lacuna imensa.” Ele encerra seu desabafo falando sobre a saudade que Arnaldo vai deixar. “Ele fazia aquilo tudo com prazer, transferia pra gente o prazer de fazer cinema. E por isso muita gente evidentemente assimilava e conseguia realizar. Maravilhoso, uma pessoa fantástica. Um grande amigo, sempre bem humorado, era uma característica primordial no Jabor. Vai deixar, se já não está deixando, muita saudade. Vai ser difícil preencher o seu espaço”.

Outra homenagem foi feita pelo cineasta Orlando Senna, também publicada em sua rede social: 

“Arnaldo Jabor um cineasta que enfrentou a realidade com fair play, mas com muita eloquência e com muita sapiência, eu diria. (…) Eu gosto muito da filmografia dele. Acho que é uma filmografia para ficar na história do cinema brasileiro, na história das artes brasileiras. “Toda nudez será castigada”, “Eu te amo”. Muita coragem nesses filmes, como também muita coragem no comentarista Arnaldo Jabor. O Brasil precisa de pessoas como ele. Necessita pessoas tão sábias a e corajosas como ele.”

Diversos outros atores, e colegas de profissão deixaram mensagens de profundos lamento com a perda de uma das maiores figuras, tanto no jornalismo como no meio cinematógrafo para o Brasil. Arnaldo Jabor deixará seu legado e uma saudade imensurável para todos os brasileiros. 

Foto destaque: Arnaldo Jabor. Reprodução/ Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...