Morre Gal Costa aos 77 anos

Jeane Silva Por Jeane Silva
2 min de leitura

Morreu nesta quarta feira, 9 a cantora Gal Costa, umas das maiores referências da MPB. A informação foi confirmada por meio de sua assessoria, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Gal tinha 77 anos e recentemente no mês de setembro a cantora passou por uma cirurgia para remoção de um nódulo na fossa nasal direita. Ela tinha cancelado os shows até novembro para que pudesse se recuperar do procedimento cirúrgico. Não se sabe ainda se a morte tem relação com alguma complicação pós cirúrgica.


Gal Costa (Foto: Reprodução/ Instagram)


Nascida dia 26 de setembro de 1945, Gal Costa que na verdade se chamava Maria da Graça Costa Penna Burgos. Quando em 1960 conheceu João Gilberto, referência na bossa nova, foi rebatizada de Gal Costa, e na época ainda afirmou que o mais breve possível ela seria umas das maiores referências como voz feminina.

Gal quando adentra ao movimento tropicalista cantando na banda Doces Bárbaros ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia,  logo se tornou de fato umas das maiores vozes femininas do Brasil, com sua voz afinada, impecável e voz aveludada. Conhecida como musa da Tropicália, a cantora participou ativamente do movimento. 

A voz de Gal era inconfundível, dentre seus maiores sucessos estão as músicas “Aquarela do Brasil”,“Palavras no Corpo”,  “Chuva de Prata”e “Baby”.

Gal já foi vencedora do Grammy Latino no ano de 2011, na categoria “conjunto da obra”. O discos de Gal eram mais que um conjunto de músicas, eram uma obra de arte aos olhos dos amantes da musica popular brasileira. Tanto que no ano seguinte, 2012,  a revista Rolling Stone lhe concedeu o título de sétima maior voz da música brasileira.

Gal estava na programação de vários eventos musicais, inclusive alguns pela Europa. Nas redes sociais seus amigos e fãs lamentaram a repentina partida da cantora.

Foto reprodução: Gal Costa. Reprodução/Revista Veja

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile