Pioneira: Glória Maria conheceu e apresentou ao público mais de 160 países como repórter

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
3 min de leitura

A jornalista Glória Maria morreu nesta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. Com seu pioneirismo e paixão pela profissão, ela deixa um legado na história do jornalismo brasileiro inspirando muitas mulheres a seguirem essa profissão. Ela começou como estagiária no jornalismo da rede Globo e logo foi para a reportagem, função que lhe permitiu viajar pelo mundo. Em entrevista para a revista ‘Quem’ em 2019, a repórter contou Gosto de conhecer gente, de viajar. Se me trancarem dentro de um estúdio, eu me mato…  O meu negócio é o mundo. Enquanto me deixar ir para ele, estou feliz”.


Glória Maria gostava de fazer reportagens pelo mundo (Foto: Reprodução/Instagram)


Com cinco décadas de experiência, Glória Maria é um ícone da TV brasileira. Ela foi a primeira repórter a entrar em uma transmissão ao vivo e em cores no Jornal Nacional, foi a primeira a aparecer na TV, pois antes os repórteres não apareciam no vídeo, e também foi  a primeira repórter a gravar durante um vôo. “A partir dessa matéria da asa-delta é que começou essa coisa da matéria participativa. Do repórter participar da matéria. Até ai não tinha isso.”, contou em entrevista para o projeto Memória Globo. 

Ela estava desde 1971 na emissora e passou por vários programas da grade jornalística como o Fantástico e o Globo Repórter, que possibilitaram a ela conhecer mais de 160 países e encher seus passaportes com carimbos de vários lugares do mundo. Além disso, a jornalista sempre vivia aventuras diferentes em cada lugar que conhecia. Dentre elas, uma das mais famosas é a experiência em uma comunidade rastafári na Jamaica, que rendeu muitos memes. 

Em 2019, ela foi diagnosticada com um câncer no pulmão e fez um tratamento bem-sucedido com imunoterapia. Algum tempo depois, ela precisou passar por cirurgia por conta do desenvolvimento de metástases em seu cérebro, mas o procedimento também foi realizado com êxito. No entanto, de acordo com informações da TV Globo, em meados de 2022 apareceram novas metástases cerebrais que levaram a apresentadora a se submeter novamente ao tratamento, que deixou de fazer efeito nos últimos dias.

Foto Destaque: Glória Maria. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile