O presidente Lula (PT) foi diagnosticado com pneumonia, nesta sexta-feira (24). Lula passou por exames no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na noite de quinta-feira (23).
Segundo o médico Roberto Kalil Filho, o presidente foi diagnosticado com pneumonia viral leve e por causa disso a viagem para a China precisou ser adiada para domingo, dia 26. Kalil chegou a essa conclusão após avaliar o presidente no Palácio da Alvorada, residencial oficial, em Brasília. “O quadro geral do presidente é bom, ele está estável. Está medicado e deve viahar domingo à China”, afirmou Kalil.
Dr Roberto Kalil confirma que Lula está com pneumonia leve (Foto: Reprodução/Exame)
O presidente Lula ia viajar para à China junto com sua comitiva, neste sábado (25), para um encontro bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping, que está marcado para terça-feira. Além do encontro diplomático com o maior parceiro comercial do Brasil, Lula vai se encontrar com empresários e visitar indústrias, junto com empresários brasileiros, para fechar acordos comerciais e atrair investimento ao país.
A comitiva brasileira deve ser formada por mais de 200 empresários e políticos. Um dos políticos que estarão no grupo é o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que é líder da Comissão de Relações Internacionais do Senado Federal, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também vai integrar a comitiva à China. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desisitiu de ir na viagem.
Após a viagem de Lula à China, a comitiva vai parar no Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi, sob convite do xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. A viagem vai ocorrer durante o Ramadã, mês sagrado dos islâmicos, por causa disso, o Itamaraty sugeriu alterar a data por questão de respeito, mas os diplomatas do Emirados Árabes insistiram para a visita.
Lula e sua comitiva devem retornar ao Brasil no dia 2 de abril. Após o retorno, a expectativa é que o governo divulgue o novo arcabouço fiscal.
Foto destaque: O presidente Lula viaja à China no domingo Reprodução/poder360