Relembre as vezes que Madonna foi excomungada pela Igreja

Mariana Suzuki Por Mariana Suzuki
3 min de leitura

A cantora Madonna, que faz aniversário nesta quarta-feira (16), já foi excomungada e possui uma história complicada com a Igreja Católica. Madonna sempre foi vista como uma figura polêmica no mundo da indústria musical e já pediu para encontrar o Papa Francisco, de 86 anos, para resolver os problemas que construiu em seu passado.

Canções polêmicas

A excomunhão é uma punição religiosa que indica a exclusão ou separação de um indivíduo ou grupo da comunhão e dos rituais da Igreja Católica. Sendo assim, a primeira vez que a artista foi expulsa, aconteceu, em 1989, com a música “Like a Prayer”, em que Madonna apareceu beijando uma divindade negra, representando Jesus Cristo. Isso revoltou o clero e os fiéis, que apesar de ser um sucesso, foi alvo de críticas por um bom tempo. Na mesma canção, a cantora faz referência a um movimento extremista que prega a supremacia branca, Ku Klux Klan, onde aparece cantando em meio a cruzes com chamas. 

Em entrevista para The Hollywood Lambert, a diretora responsável pela produção, Mary Lambert, conta que explora questões sociais e religiosas. “A Ku Klux Klan poderia pegar uma cruz, que é um símbolo sagrado para muitas pessoas, e se apropriar dela como forma de perdurar medo e promover ódio por outras etnias”, conta.


Like a Prayer, música que causou polêmica entre a instituição católica. (Vídeo: Reprodução/Youtube @Madonna)


Um ano depois, em 1990, Madonna lançou o hit “Like a Virgin” e durante a Blond Ambition Tour, a diva pop apresentou uma performance que simulava a masturbação, em especial, a sexualidade feminina. Isso fez com que a instituição católica banisse a apresentação chamando-a de “Circo do Diabo”, pedindo até para seus fãs não irem ao show dela na Itália. 

A última vez que a Igreja Católica a excomungou foi em 2006, durante a turnê Confessions Tour. Madonna mais uma vez revoltou o clero quando performou “Live to Tell” em uma cruz e coroa de espinhos na cabeça, na tentativa de representar a figura de Jesus Cristo.

Pendências para resolver com o Papa

“Oi, Papa Francisco. Eu sou uma boa católica. Eu juro, quero dizer, eu não juro. Faz alguns anos desde que eu não me confesso. Seria possível nos encontrarmos algum dia para discutirmos assuntos importantes? Fui excomungada três vezes e isso não parece justo. Atenciosamente, Madonna”. 


 

Madonna pede encontro com Papa em sua rede social. (Foto: Reprodução/Twitter @Madonna) 


Foi assim que, em 2022, Madonna, por meio de sua rede social, escreveu que gostaria de conversar com o Papa Francisco para discutir as questões de suas excomunhões, porém, o encontro ainda não aconteceu.

Foto destaque: Madonna já foi três vezes excomungada pela Igreja Católica. Foto: Reprodução/Instagram @madonna

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile