De maneira despretensiosa, as redes sociais emergiram com escassez de filtros e a presença registros, os mais singelos possíveis, do cotidiano. Porém, nos dias atuais elas vêm se transformado cada vez mais um modelo de negócio lucrativo, principalmente para os influenciadores digitais e artistas renomados, o que justifica a substituição das antigas fotos paisagísticas pelos conteúdos publicitários e, portanto, uma área de consumo e formação de opinião.
Desde que essa esfera virtual passou a utilizar da exposição e interação para gerar lucro, a rede buscou adaptar sua estrutura de interação para atender o seu novo principal objetivo, passando a ficar bombardeada por expressões como “arrasta para cima para saber mais”, com o intuito único de facilitar e induzir o consumo dos internautas. Como consequência disso, dificilmente conseguiriamos calcular o número de vezes que nos deparamos com algo parecido nos poucos minutos de acesso diário.
Nessa perspectiva, a coluna LeoDias elaborou um ranking envolvendo os artistas mais cobiçados pelas marcas e o valor cobrado por 45 segundos do seu tempo ou também, como define o mercado publicitário, uma sequência de três stories. Embora essa quantia seja passível de alteração a depender do contrato, essa é uma excelente análise do poder de influência da criação de conteúdo e lucratividade, bem como a posição dos influenciadores.
{slide}
Observe o ranking dos artistas e influenciadores mais bem pagos nessa ferramenta:
Juliette – R$ 100.000
Virgínia – R$ 100.000
Carlinhos Maia – R$ 80.000
Iza – R$ 50.000
Lucas Guimarães – R$ 40.000 (5 Stories)
Rafa Kalimann – R$ 25.000
Andressa Suita – R$ 25.000
Camila Loures – R$ 25.000
Viih Tube – R$ 18.000
Shantal – R$ 18.000
Gabriela Pugliesi – R$ 15.000
Bill Araújo – R$ 15.000
Rica de Marre – R$ 12.000
Marina Ferrari – R$ 10.000
Mileide – R$ 8.000
Mc Mirella – R$ 8.000
Munik Nunes – R$ 7.000
Jade Seba – R$ 6.000
Emily Araújo – R$ 3.500
Esses valores parecem muito para um trabalho de menos de um minuto, não é? Mas isso acontece porque o Instagram é um espaço que concentra pessoas interessadas em consumir, então o investimento de divulgação é retornado com muita facilidade às marcas.
Foto Destaque: Reprodução/ Instagram