Simony, cantora conhecida por ter feito a alegria de muitas crianças na época do Balão Mágico, teve que enfrentar um grande desafio em sua vida. Em agosto do ano passado, aos 46 anos, ela descobriu que tinha um câncer de intestino.
Durante entrevista, Simony conta que a primeira reação foi de choque, mas logo em seguida buscou compreender a situação e encarar a realidade. Apesar do processo doloroso, a artista encontrou forças para enfrentar a doença e se manter próxima de sua família, especialmente seu filho mais novo, Anthony, de 9 anos, que cogitou passar a guarda para a mãe dela.
“E foi muito importante ter um médico que te dá forças nessa jornada. Tinha dois caminhos: ou pensava em morte ou enfrentava e via uma luz. A vontade de estar perto dos meus filhos me levou à segunda opção”, revela Simony.
Hoje, curada da doença, Simony quer usar sua voz para ajudar outras pessoas que passam por situações semelhantes. Em entrevista, ela destaca a importância do sistema público de saúde, mas ressalta que é necessário melhorar principalmente na parte oncológica.
“O SUS tem muita coisa boa, mas tem muita que precisa melhorar, principalmente nessa parte oncológica. Todo mundo paga imposto tem o direito de viver com dignidade. Poderia sentar meu bumbum no sofá e dizer: ‘Tenho o plano de saúde e estou ótima’. Mas é impossível, depois de uma doença dessa, não pensar no próximo.”
Simony comentou sobre como se sentiu em relação às mudanças em sua aparência durante o tratamento.
“Questionamento e revolta eu nunca tive com Deus nem nunca perguntei: “Por que eu?”. Mas fiquei muito abalada quando perdi o cabelo. Chorei bastante, a gente acaba não se reconhecendo. Depois vem sobrancelha, cílios, você fica inchada por conta das medicações. Mas você vai ressignificando mesmo. Vai entendendo que não é o cabelo que te faz bonita. A pior coisa para uma pessoa que tem câncer é olhar para ela e falar: “O cabelo cresce”. A gente sabe, mas é muito doloroso para uma mulher perder todo o cabelo. Acho que é uma das partes mais difíceis”, revelou.
Simony durante tratamento. Reprodução/Rafael Manole
A luta contra o câncer é uma jornada difícil e dolorosa, mas também pode ser uma oportunidade para descobrir o verdadeiro significado da vida e da família. Para Simony, que tem uma grande família no interior, a doença foi um chamado para unir todos os entes queridos e amigos mais próximos, que vieram em seu apoio durante o tratamento.
“A família fica bem unida”, contou ela, que encontrou em seu companheiro, filhos e amigos uma força para enfrentar os desafios que a doença lhe trouxe. Ela afirma que o câncer é um divisor de águas, uma experiência que separa as pessoas que realmente importam na sua vida daquelas que não têm um papel significativo.
Simony após realizar quimioterapia . Reprodução/Instagram/@simonycantora
Durante o tratamento, Simony conheceu novas pessoas incríveis, incluindo a equipe médica que se tornou uma família e o Dr. Maluf, que se tornou um anjo vestido de médico em sua vida. Ela aprendeu a valorizar a importância da saúde, da medicina espiritual e da humanidade.
“A gente acaba conhecendo outras pessoas maravilhosas, e algumas que estavam na sua vida acabam não ficando. É importante ressignificar tudo na sua vida depois que passa por uma doença tão grave. É importante você ter outros valores”, destacou.
Para ela, o câncer também é um lembrete da finitude da vida, mas seu maior medo não é a morte, mas sim deixar as pessoas que ama. Essa jornada a ensinou a olhar para o outro com mais compaixão e a entender a importância de ter uma saúde decente e de ter as pessoas certas em sua vida.
Simony também lançou recentemente um livro em formato de e-book, intitulado “Um Dia de Cada Vez – A Realidade por Trás de um Diagnóstico”, onde conta detalhes de sua jornada em busca da cura. Parte dos lucros das vendas do livro será destinada ao Instituto Vencer o Câncer.
A cantora, que aprendeu a olhar para a vida com outros valores depois da doença, agora quer ser uma voz cada vez mais ativa no alerta para o diagnóstico precoce e na luta para ajudar mais pessoas com câncer a ter um tratamento digno. “Virou uma missão e estou engajada nesse processo”, afirma.
Foto Destaque: Cantora Simony de visual novo após cura do câncer. Reprodução/Instagram/@simonycantora