Nesta terça-feira (28), foi anunciado que Vanessa Bryant, viúva de Kobe Bryant, e três das suas filhas irão receber uma indenização de 28,85 milhões de dólares, aproximadamente 150 milhões de reais, do condado de Los Angeles depois do fim do processo por causa da divulgação de fotos do acidente que deu fim à vida do jogador, no dia 26 de janeiro de 2020.
Através de um comunicado para à imprensa americana, Luis Li, advogado da família, afirmou que a decisão marca “o culminar bem-sucedido da batalha corajosa da Sra. Bryant para responsabilizar aqueles que se envolveram nessa conduta grotesca. Ela lutou pelo marido, pela filha e por todos aqueles na comunidade cuja família falecida foi tratada com o mesmo desrespeito. Esperamos que sua vitória no julgamento e este acordo ponham fim a esta prática”.
Bombeiros e responsáveis pelos primeiros atendimentos, tiraram fotos, distribuíram e enviaram para diversos membros do Departamento de Polícia do condado. Amigos, esposas e até um garçom teriam recebido às imagens.
Estátua em homenagem a Kobe Bryant e Gianna Bryant foi colocada em local do acidente. (Foto: Reprodução/Josh Lefkowitz/Getty Images)
Em agosto de 2022, a Justiça Federal havia determinado o pagamento de 15 milhões de dólares para Vanessa. Os fundos adicionais resolvem possíveis exigências futuras por parte das filhas.
A viúva do jogador declarou no processo que a notícia das fotos e a distribuição destas fazem parte de seu sofrimento emocional, e que a ideia de que elas possam estar nas mídias sociais influencia ela a ter ataques de pânico.
Na denúncia oficial feita pela Vanessa, ela falou: “as imagens gratuitas logo se tornaram comentadas dentro do departamento, pois os deputados as exibiam aos colegas em ambientes que nada tinham a ver com a investigação do acidente”. E que: “um policial até usou fotos das vítimas para tentar impressionar uma mulher em um bar, gabando-se de estar no local do acidente”.
Em uma conversa com o jornal norte-americano The New York Times, Vanessa revelou: “Eu vivo com medo de minhas filhas estarem nas redes sociais e elas aparecerem”.
Kobe, sua filha Gianna e outras sete pessoas morreram no acidente de helicóptero, que se chocou com um morro por erro do piloto. Eles viajavam para um jogo de basquete de jovens.
Foto destaque: Vanessa Bryant. Reprodução/Mario Anzuoni/Reuters