Claudia Leitte bloqueia Ivete Sangalo, mas não houve atrito direto, afirma empresário

As duas musas do carnaval deixaram de se seguir nas redes sociais

3 min de leitura
Foto destaque: Empresário de Claudia Leitte afirma que cantora bloqueou Ivete Sangalo nas redes (Reprodução/Instagram/@claudialeitte)

Recentemente, boatos encheram as redes sociais sobre uma suposta discussão por telefone entre as duas principais estrelas do carnaval brasileiro, Ivete Sangalo e Claudia Leitte. A suposição ganhou mais magnitude depois de ambas deixarem de se seguir nas redes sociais. 

O empresário de Claudia Leitte, Fábio Almeida, esclareceu a situação: não houve qualquer forma de discussão e atrito entre as duas, mas a decisão de bloquear partiu primeiramente de sua cliente. “Tudo se deu muito no âmbito do desenrolar dessas questões relacionadas ao tipo de movimento que Ivete fez. Como isso vem crescendo, foi uma opção de Claudia bloquear Ivete”, afirmou o empresário para o portal BNews, site de notícias da Bahia.


Empresário de Claudia Leitte nega discussão por telefone entre a cantora e Ivete Sangalo (Foto: reprodução/Instagram/@ivetesangalo)

Almeida também alegou que Ivete se impõe como “dona da palavra”, se incumbindo do direito de bater o telefone na cara dos outros. A afirmação surgiu como suposta justificativa da ação de Claudia Leitte.


O desentendimento

O problema entre as musas do axé baiano teve início após Ivete curtir uma publicação que seria uma suposta alfinetada a Claudia. A crítica indireta foi uma publicação do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que compartilhou um texto criticando Leitte por alterar a música hit “Caranguejo (Cata caranguejo)”, para não saudar Iemanjá – Claudia Leitte é evangélica.


Claudia Leitte causa polêmica ao mudar letra de música (Foto: reprodução/Instagram/@claudialeitte) 

Em um vídeo, viralizado no final de 2024, Claudia Leitte muda a letra da canção na parte que cita Iemanjá para Yeshua – nome de Jesus em hebraico. A alteração da música chocou a muitos: “Maré tá cheia, espera esvaziar/Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá”, diz a música original. No vídeo, no entanto, é possível ouvir Leitte cantando: “Maré tá cheia, espera esvaziar/Joga flores no mar/Saudando meu rei Yeshua”.

Desdobramentos

Não citando diretamente o nome de Claudia Leitte, Pedro Tourinho, ressaltou em seu texto a origem do estilo musical que fez a cantora chegar ao patamar de fama atual. “Axé”, segundo o secretário, tanto a palavra, quanto o ritmo, seguem a origem da cultura africana e fazem parte dos cultos religiosos. 

A palavra Axé tem origem em yorubá, que possui um significado e de valor insubstituível nos cultos de matriz africana. Tourinho afirmou na postagem: “Deste mesmo lugar e com essa mesma importância, vêm também os toques de percussão que sustentam, dão identidade e ritmo à chamada axé music”. Ivete demonstrou apoio ao texto ao curtir a publicação. 

A atitude de Claudia Leitte também não agradou o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que abriu investigação para autuar a cantora por racismo religioso. Claudia manteve (até sua última apresentação) as alterações da canção.

Sair da versão mobile