Na abertura do carnaval de Salvador, nesta quinta-feira (27), a cantora Claudia Leitte foi vaiada durante sua participação especial no trio de Carlinhos Maia no circuito Osmar (Campo Grande). A reação do público aconteceu após a repercussão de uma polêmica envolvendo uma alteração na letra da música “Caranguejo”, na qual Leitte trocou a palavra Yemanjá por Yeshua, que significa Jesus em hebraico.
Entenda a polêmica
Claudia Leitte foi criticada após mudar um verso da música “Carangueijo”. O trecho original, “Saudando a rainha Iemanjá”, foi substituído por “Eu canto meu Rei Yeshua”, fazendo referência a Jesus Cristo. A mudança gerou polêmica nas redes sociais, com acusações de intolerância religiosa dos internautas, que associaram a alteração à conversão da cantora ao evangelho.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um inquérito para investigar um possível ato de racismo religioso por parte de Claudia Leitte. A apuração teve início após o primeiro show de ensaio de verão da artista no Candyall Guetho Square, em Salvador, local que abriga a sede da Timbalada, banda fundada por Carlinhos Brown.
Em coletiva de imprensa realizada em dezembro (30), antes de seu show no Festival Virada Salvador, na arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, Claudia Leitte se pronunciou sobre a polêmica. “Esse é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial.”, declarou a cantora.
Leitte conclui: “Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores, nem jogá-los ao tribunal da internet”.
A artista é vaiada (Vídeo: reprodução/YouTube/Uol)
Carlinhos Brown defende a cantora
Carlinhos Brown se posicionou em defesa de Claudia Leitte. Em entrevista ao G1, durante uma coletiva de imprensa com os veículos da Rede Bahia em dezembro, o cantor destacou que a música tinha caráter laico e negou as acusações de racismo contra a amiga: “É algo que eu não queria comentar, pois é polêmico, e eu tenho uma espiritualidade muito forte. Mas posso garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista”, afirmou.