A cantora Claudia Leitte, uma das principais cantoras brasileiras, voltou a ser alvo de críticas após alterar a letra da música “Caranguejo”. A canção, lançada em 2004, já foi modificada pela cantora outras vezes.
A polêmica gira em torno da remoção do nome “Iemanjá” da música, uma orixá feminina de religião de matriz africana. Claudia troca o trecho “Saudando a rainha Iemanjá”, para “Eu canto meu Rei Yeshua”. “Yeshua” significa Jesus em hebraico. Durante show recente, cantora tornou a fazer essa alteração.
Claudia diz que se tornou evangélica
Claudia Leitte assumiu-se cristã e convertida ao evangelho, apesar de afirmar não ser muito religiosa. Embora denomine-se evangélica, Claudia permaneceu cantando Axé, ritmo conhecido pela influência das religiões de matriz africana. Isso explica a alteração constante na letra da música.
O alarde acontece novamente, contudo a cantora vem feito essa modificação desde 2014.
Criticada nas redes sociais
Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, repudiou a ação em postagem no Instagram e acusou Claudia de racismo. Ivete Sangalo, constantemente, posta comparação com Claudia Leitte, e entre boatos de rivalidade das duas, reagiu ao comentário do secretário com palmas.
Postagem polêmica do secretário em seu perfil do Instagram (Reprodução/Instagram/@pedrotourinho)
Apesar da postagem confiante, Tourinho trancou os comentários e acrescentou que a intenção não é “alimentar hate” contra ninguém, mas sim gerar a reflexão do reconhecimento do que é axé.
Até o momento, Claudia Leitte não se pronunciou sobre as críticas recentes, e continuou fazendo postagens sobre o show normalmente.