Demissão de Rodrigo Bocardi da Rede Globo: entenda o motivo

O jornalista teria prestado serviços a outra empresa enquanto era funcionário da emissora

3 min de leitura
Bocardi prestou serviços a outra empresa enquanto trabalhava na globo.
Foto destaque: Rodrigo Bocardi foi desligado da globo (Reprodução/Instagram/@rodrigobocardi)

Na última quinta-feira (30/01), o Grupo Globo emitiu um comunicado demitindo o jornalista Rodrigo Bocardi, de 49 anos, por descumprir normas éticas da emissora. A notícia pegou o público de surpresa, mas neste sábado (01/02), o possível motivo para decisão tomada, apurado pelo Outro Canal, coluna da Folha de São Paulo, de que empresas ligadas a ele teriam prestado serviços ao Bradesco.

Rodrigo. além de jornalista, também é empresário, possuindo três empresas onde ele é dono ou sócio, o que gerou a decisão da emissora em desligá-lo.

Motivos da demissão

Ainda segundo o Outro Canal, duas das empresas ligadas à Bocardi prestaram serviços de consultoria, apresentação de eventos e mídia training entre os anos de 2017 a 2023. A coluna diz que documentos mostram a emissão de notas fiscais para Boc Produções e Palestras com um valor de 322 mil de reais entre 2017 e 2019, renomeada posteriormente de Diglon Produções. 

Já entre 2021 e 2023, mais três notas foram feitas, totalizando 432 mil de reais, destinados para o pagamento dos serviços de consultoria e media training executados por uma empresa na qual o jornalista era sócio.

O Grupo Globo, que emitiu somente uma nota oficial informando que a decisão para o desligamento de Bocardi seria o descumprimento do código da empresa, com a explicação de que nenhum integrante poderia exercer atividades remuneradas ou não que gerassem conflito de interesses. 

O Bradesco também foi procurado, porém, disse que não comentaria o assunto por respeito aos direitos individuais. 

Rodrigo Bocardi se pronuncia após sua saída da Globo (Foto: reprodução/Instagram/@rodrigobocardi)

Carreira e pronunciamento de Bocardi

O renomado jornalista estava na emissora há 25 anos, durante esse período ele foi repórter, correspondente internacional e âncora. Passou pelo Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, SPTV, Jornal Nacional e Jornal da Globo. Mas foi assumindo o Bom Dia São Paulo que ele ganhou notoriedade, ficando à frente do programa por oito anos. 

Nas suas redes sociais, ele fez um vídeo agradecendo ao público e à emissora pelo tempo em que passaram juntos. 

Sair da versão mobile