Nesta quarta-feira (18), desde que anunciou seu diagnóstico, o ator Eric Dane, de 52 anos, fez sua primeira aparição pública ao lado da namorada, Janell Shirtcliff, no tapete vermelho da estreia da primeira temporada da série Countdown, em Los Angeles.
Na produção, Dane interpreta o personagem Nathan Blythe.
“Vou seguir em frente até a exaustão”. O ator revelou que pretende manter seu ritmo de trabalho. “Vou seguir em frente até a exaustão. O [trabalho] me mantém focado. Me mantém seguindo em frente, o que é superimportante agora”, declarou em entrevista ao E! News. “Sinto-me sortudo por poder continuar trabalhando”, acrescentou.
“Me sinto ótimo quando estou no trabalho. Claro, houve alguns contratempos, mas me sinto muito bem. Meu espírito está sempre muito animado, então, no final das contas, é isso que importa”, completou o ator.
Eric Dane compareceu à estreia da série Countdown (Vídeo: Reprodução/Instagram/@realericdane)
Diagnóstico de ELA e o impacto na vida do ator
Durante entrevista ao programa Good Morning America, Dane falou, com lágrimas nos olhos, sobre o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
“Meu lado esquerdo está funcionando, meu lado direito parou completamente. Acho que daqui a alguns meses, também não terei mais minha mão esquerda. É preocupante”, disse.
Ele contou que, inicialmente, achava que se tratava de um cansaço muscular: “Achei que, talvez, estivesse mandando mensagens demais ou que minha mão estivesse cansada, mas, algumas semanas depois, notei que piorou um pouco”, lembrou.
O ator buscou atendimento com um especialista em mãos, que o encaminhou a outros profissionais. “Fui a um neurologista, que me encaminhou para outro neurologista, dizendo: ‘Isso está muito acima do meu nível de conhecimento’”, relatou. A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma enfermidade progressiva que compromete os músculos e dificulta a respiração. Até o momento, não há cura conhecida.
“Jamais esquecerei essas três letras. Elas estão comigo no segundo em que acordo. Não é um sonho”, declarou o ator. “No meu íntimo, não sinto que este seja o meu fim. Estou lutando o máximo que posso. Há tanta coisa nisso que está fora do meu controle”, completou.
Mesmo enfrentando os desafios da doença, Eric Dane segue determinado a manter sua carreira e sua rotina, servindo de inspiração para fãs e colegas de trabalho.