Drake processa Universal e Spotify por suposta corrupção na divulgação de hit de Kendrick Lamar

Ação movida pela empresa de Drake acusa ambas as empresas de irregularidade na divulgação de "Not Like Us", de Kendrick Lamar

3 min de leitura
Rapper canadense Drake e cantor norte-americano Kendrick Lamar
Foto destaque: Drake ao lado esquerdo e Kendrick Lamar à direita (Reprodução/ Amy Sussman/Getty Images Embed/ Gary Miller/FilmMagic)

O rapper Drake abriu um processo contra a gravadora Universal Music Group (UMG) e a plataforma de streaming Spotify. A ação judicial, que veio a público nesta segunda-feira (25), alega que essas empresas teriam utilizado robôs digitais para aumentar artificialmente a popularidade do hit “Not Like Us”, de Kendrick Lamar.

O processo movido na corte de Manhattan também acusa a Universal de fazer pagamentos secretos ao Spotify e a influenciadores para inflar a difusão da faixa. A Drake’s Frozen Moments LLC, empresa do cantor, afirmou no texto que a UMG “lançou uma campanha para manipular e saturar os serviços de streaming e as ondas de rádio”.

Em uma das acusações, a ação na justiça diz inclusive que a Universal pagou a Apple para que sua assistente de voz, a Siri, “desviasse intencionalmente os usuários” para a música de Kendrick.

Os advogados de Drake declararam na petição que o rapper teria tentado resolver o caso com a UMG antes de ir à corte, mas a empresa teria dito que “não tem interesse em assumir responsabilidade por essa má conduta” e, ao invés disso, começou a demitir funcionários leais a Drake. Além de “ocultar sua suposta irregularidade”, a UMG teria pedido a Drake que movesse o processo contra o próprio Kendrick Lamar, ao invés da gravadora.

A resposta da gravadora

Ainda no dia 25, a UMG deu uma declaração dizendo que as acusações de Drake são mentirosas e ofensivas:

Nós valorizamos muito a ética em nossas campanhas de marketing e promocionais. Nenhum desses argumentos inventados e absurdos neste processo pode mascarar o fato de que os fãs escolhem a música que querem ouvir.


Spotify acusada por suposta corrupção (Foto: reprodução/Michael M. Santiago/Getty Images Embed)


Drake x Kendrick

O processo é consequência de uma longa batalha de “Diss Tracks” (músicas cujo objetivo é insultar ou expor algum artista), entre Drake e Kendrick Lamar. A ação chega aos tribunais uma semana após Lamar lançar seu disco “GNX”, que conta com a canção “Not Like Us”.

A rixa entre os dois artistas já é antiga, mas se intensificou no fim de março. Deste então, cada vez mais farpas são lançadas através das canções dos dois rappers.

Estudante de jornalismo apaixonado por cinema e literatura.
Sair da versão mobile