Drake vence parcialmente processo contra Kendrick Lamar e Universal Music

Em janeiro deste ano, o rapper Drake processou Kendrick Lamar e a Universal Music (UMG) por difamação, mediante às mentiras contadas em “Not Like Us”, e hoje ele venceu o processo parcialmente. Segundo o rapper canadense, a produtora auxiliou na criação da música, a fim de que se tornasse um hit viral e espalhasse inúmeras […]

03 abr, 2025
Foto destaque: rapper Drake (reprodução/Instagram/@champagnepapi)
Foto destaque: rapper Drake (reprodução/Instagram/@champagnepapi)
Drake ganha processo parcial na justiça contra Kendrick Lamar e Universal Music

Em janeiro deste ano, o rapper Drake processou Kendrick Lamar e a Universal Music (UMG) por difamação, mediante às mentiras contadas em “Not Like Us”, e hoje ele venceu o processo parcialmente. Segundo o rapper canadense, a produtora auxiliou na criação da música, a fim de que se tornasse um hit viral e espalhasse inúmeras mentiras sobre si.

Processo movido por Drake

Nesta quarta-feira (02), o Hollywood Reporter contou os detalhes do caso, narrando que o rapper acusou a gravadora de divulgar uma música que diz, falsamente, que ele é um pedófilo criminoso, além de insinuar que seja feita justiça com as próprias mãos. É dito também que o sucesso da música foi alavancado por sua rivalidade com Lamar de maneira antinatural.

Na ação por difamação, a juíza permitiu que o canadense tenha acesso aos documentos de contrato da UMG. Assim, Drake uniu as cópias do contrato da música que a produtora chama de “altamente sensíveis comercialmente”.

Alguns trechos de “Not Like Us” criticam o canadense, como dizer que ele tratava mal a ex-tenista Serena Williams quando namoravam, fora chamá-lo de pedófilo. Em documentos do processo, Drake declara que a Universal estava ciente das mentiras na letra de Lamar, mas seguiu em frente com o lançamento, “continuando a botar lenha na fogueira”, pois sabia que a controvérsia geraria muito lucro.

A música foi um sucesso assim que foi lançada, apresentando claramente a desavença entre os rappers e, fora sua popularidade mundo afora, garantiu a Lamar cinco Grammys.


“Not Like Us” é cantada em coro durante o Super Bowl de 2025 (Vídeo: reprodução/X/@bchartsnet)

Acesso a documentos confidenciais

Dada a vitória parcial de Drake, o processo foi atualizado, e agora ele tem acesso a documentos confidenciais da empresa. Assim, sua equipe pediu todos os contratos entre Kendrick e a Universal Music, bem como os documentos sobre a estrutura de remuneração executiva e os planos de incentivo anuais de 2020 a 2025.

Segundo Mark Gottilieb, advogado responsável pela defesa do canadense, este é o momento da verdade, e de descobrir o que a UMG estava tentando esconder, algo pelo qual Mark está bem ansioso.

Mais notícias