Andrea Bocelli, 65 anos, nasceu com glaucoma, doença que causa aumento da pressão ocular e, consequentemente, pode causar cegueira. O tenor italiano relembrou o acidente que o fez perder a visão completamente, quando tinha 12 anos, durante uma partida de futebol.
O compositor relata como aconteceu sua perda de visão, no documentário Andrea Bocelli: Because I Believe, que foi lançado no último sábado (7), no Festival de Cinema de Toronto:
“Quando era criança, era considerado extremamente míope. Conseguia enxergar, mas apenas muito de perto. Eu me lembro muito bem do mundo que via, das cores e todo resto. Não teria como me esquecer dessas memórias.”, diz ele.
Quando tinha 3 anos, Bocelli já havia se submetido a 13 cirurgias na tentativa de tratar o glaucoma. Durante a infância enfrentou muitos desafios devido à sua condição e, aos 7 anos, teve que ingressar em um internato especializado para crianças com deficiência visual, já que nenhuma escola regular aceitava sua matrícula.
Foi nessa mesma escola que o artista perdeu a visão, quando tinha 12 anos. Ele recorda que, durante uma partida de futebol com os amigos, jogava como goleiro quando foi atingido no rosto pela bola, o que resultou na perda total e permanente de sua visão:
“Um dia jogando futebol, eu era o goleiro. Não tenho ideia do porquê, nunca havia jogado no gol antes. E nunca mais poderia jogar nessa posição novamente. A bola me acertou bem no rosto. Daquela bolada, veio uma hemorragia, e o resto é história”, Andrea Bocelli finaliza relembrando esse momento decisivo em sua vida.
Andrea Bocelli é um renomado tenor, musicista e produtor italiano. Aos longo de sua carreira, foi premiado com cinco BRIT Awards, três Grammys, Bocelli gravou nove óperas completas, além de diversos álbuns de música clássica e popular, alcançando sucesso internacional com mais de 70 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.