Escolas de samba prestam homenagens a Arlindo Cruz

Arlindo Domingos da Cruz Filho, mais conhecido como Arlindo Cruz, morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos. Cantor, compositor e sambista, Arlindo deixou um grande legado para a música brasileira, consolidando-se como um dos maiores nomes do samba. Logo após a notícia de seu falecimento, diversas Escolas de Samba prestaram homenagens ao artista. Entre elas, […]

08 ago, 2025
Foto destaque: Arlindo Cruz cantando no palco (Reprodução/Instagram/@arlindocruzobem)
Foto destaque: Arlindo Cruz cantando no palco (Reprodução/Instagram/@arlindocruzobem)
Arlindo Cruz

Arlindo Domingos da Cruz Filho, mais conhecido como Arlindo Cruz, morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos. Cantor, compositor e sambista, Arlindo deixou um grande legado para a música brasileira, consolidando-se como um dos maiores nomes do samba. Logo após a notícia de seu falecimento, diversas Escolas de Samba prestaram homenagens ao artista.

Entre elas, destacou-se a Império Serrano, escola com a qual o cantor tinha forte ligação. Arlindo nasceu e cresceu em Madureira, bairro do Rio de Janeiro onde a Império Serrano está enraizada. Foi ali que ele se destacou como compositor ainda jovem, iniciando uma trajetória que marcaria para sempre a história do samba.

Homenagem da Império Serrano a Arlindo Cruz

Com uma trajetória profundamente ligada à Serrinha, berço do Império Serrano, Arlindo Cruz sempre foi mais do que um sambista para a agremiação. Após a notícia de sua morte, a escola usou suas redes sociais para prestar uma homenagem ao compositor, relembrando sua importância para o samba e para a comunidade. Em publicação no Instagram, o Império Serrano prestou sua homnagem.

A Império Serrano lamentou profundamente a morte de Arlindo Cruz, aos 66 anos, destacando sua importância como um dos maiores nomes do samba e figura marcante da escola. Mesmo após sofrer um AVC em 2017, sua força, talento e devoção ao samba continuaram a inspirar milhões. Autor de sambas memoráveis e dono de uma trajetória premiada, Arlindo foi homenageado em 2023 no desfile “Lugares de Arlindo”, que celebrou sua vida e obra. A escola expressou solidariedade à família e ressaltou que “seu legado e sua música permanecerão vivos para sempre”.


Escolas de samba prestam homenagens a Arlindo Cruz
Império Serrano homenageia Arlindo Cruz — Foto: Reprodução/Instagram/@imperioserrano

Demais Escolas de Samba homenageiam também Arlindo Cruz

Diversas escolas de samba publicaram homenagens em suas redes sociais após a notícia da morte de Arlindo Cruz. Reconhecido como uma das maiores estrelas do gênero, o cantor foi fundamental para elevar o samba ao patamar mais alto da música brasileira.

Unidos da Tijuca

Com origem em 1931, a Unidos da Tijuca é uma das mais antigas escolas de samba do Rio de Janeiro. Famosa por seus desfiles de alto impacto visual e uso criativo de tecnologia, conquistou quatro títulos no Grupo Especial e consolidou a reputação de agremiação ousada e inovadora no carnaval carioca.


Escolas de samba prestam homenagens a Arlindo Cruz
Unidos da Tijuca homenageia Arlindo Cruz — Foto: reprodução/Instagram/@gresutijuca

A Unidos da Tijuca prestou homenagem ao músico, cantor e compositor Arlindo Cruz, reconhecendo-o como um dos maiores nomes do samba brasileiro e figura marcante do carnaval carioca. Admirado e querido em todo o país, o artista foi lembrado pela importância de sua trajetória e legado na cultura nacional.

Grande Rio

Arlindo Cruz deixou sua marca na Acadêmicos do Grande Rio ao vencer a disputa de sambas-enredo em dois momentos marcantes. Em 2008, estreou na escola com “Do verde de Coarí, vem meu gás, Sapucaí!”, e, dois anos depois, repetiu o feito com “Das arquibancadas ao camarote número 1, uma Grande Rio de emoção, na Apoteose do seu coração”, reforçando sua relevância no Carnaval carioca.


Grande Rio homenageia Arlindo Cruz — Vídeo: reprodução/Instagram/@granderio

A Grande Rio prestou tributo a Arlindo Cruz, destacando sua importância para a escola, para o samba e para a cultura brasileira. Em mensagem emocionada, a agremiação ressaltou que o artista será eterno na memória e no coração de todos.

O corpo de Arlindo Cruz será velado neste sábado, na quadra do Império Serrano, em cerimônia aberta ao público. Ícone do samba e referência do carnaval carioca, o músico estava internado desde abril e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Desde 2017, convivia com sequelas de um AVC, mas seguiu sendo inspiração para gerações de sambistas e admiradores de sua obra.

Mais notícias