Neste domingo (17), Fábio Porchat participou de uma reportagem do Fantástico e revelou o que conversou com o Papa Francisco. O humorista realizou um vlog em conjunto com a emissora para mostrar o momento especial que reuniu, além dele, as atrizes e humoristas Cris Werson e Cacau Protásio.
O encontro tratou-se de uma reunião com mais de 100 atores e humoristas de todo o planeta, nomes como Jimmy Fallon, Whoopi Goldberg, Julia Louis-Dreyfus, Stephen Merchant e Chris Rock foram alguns dos que compareceram ao evento no Vaticano.
O que foi dito
No início da reportagem, Porchat e Cris brincaram que Francisco não sabia a gravidade do que havia feito e que aquilo era o apocalipse. Após isso, eles tiraram fotos com alguns outros comediantes e entraram no local para o início da audiência, Porchat gravou alguns vídeos utilizando seu celular mostrando o lugar em que estava sentado e o ambiente ao redor.
Depoimento dos humoristas brasileiros que participaram da audiência com o Papa (Foto: reprodução/Instagram/@vaticannewspt)
Depois de discursar para a plateia, todos os convidados puderam conversar por alguns minutos com o Papa. O momento com Fábio gerou expectativa, pois o comediante começou a gargalhar após um comentário do pontífice, ele revelou que o líder da igreja católica fez uma pergunta peculiar que somente um brasileiro poderia responder.
“Estão curiosos para saber o que o Papa me falou, que eu dei risada? Ele fez uma perguntinha. Uma perguntinha que só o brasileiro sabe a resposta: E a cachaça é água?”, contou Fábio, que começou a cantar um pouco da marchinha de carnaval.
Cacau Protásio ficou emocionada com o encontro e falou que pediu para Francisco abençoar sua aliança de casamento, “eu renovei votos aqui no Vaticano com o Papa! Zerei na vida”, comemorou ela.
Discurso do papa
O Papa Francisco no encontro destacou a importância do trabalho dos comediantes na sociedade, segundo o pontífice, os humoristas são os profissionais nas mídias mais amados e aplaudidos. “Certamente porque são bons, mas há também outro motivo: vocês têm e cultivam o dom de fazer as pessoas rirem”, afirmando também que eles conseguem levar o sorriso a todos e atingir diversas gerações e culturas.
“À sua maneira, vocês unem as pessoas, porque o riso é contagioso. É mais fácil rir juntos do que sozinhos: a alegria permite o compartilhamento e é o melhor antídoto contra o egoísmo e o individualismo. Rir também ajuda a quebrar as barreiras sociais, a criar conexões entre as pessoas.”
Papa Francisco
Francisco também declarou que fazer piada de Deus não é uma blasfêmia, que podemos brincar com ele do mesmo modo que uma pessoa faz com alguém que ama. Ele declarou que as piadas devem ser respeitosas e não desrespeitar os sentimentos religiosos, Francisco encerrou o discurso pedindo para que todos os presentes pedissem a Deus a graça do humor.