Família Abravanel se despede de Silvio Santos

Nicole Mendes Por Nicole Mendes
4 min de leitura
Foto destaque: Família Abravanel no enterro de Silvio Santos (Reprodução/Manuela Scarpa/Brazil News)

A família de Silvio Santos se despediu do apresentador neste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. Entre os parentes que compareceram a cerimônia estava a viúva Iris Abravanel, Rebeca Abravanel junto de seu marido Alexandre Pato e o ex-ministro das Comunicações Fábio Faria, marido de Patrícia Abravanel. 

A família Abravanel pediu para que o funeral fosse restrito apenas aos familiares, a pedido do próprio Silvio, mas, apesar do apelo, haviam fãs esperando a chegada do corpo ao cemitério no final da tarde de sábado (17). O cemitério estava com um forte esquema de segurança e, por causa da grande quantidade de gente, a polícia falou que o funeral já estava ocorrendo do lado de fora.


Família Abravanel dando o último adeus a Silvio Santos (Foto: reprodução/Manuela Scarpa/Brazil News)

Silvio Santos faleceu na madrugada de sábado (17) aos 93 anos. A causa do óbito foi uma broncopneumonia e ele estava há 17 dias internado após ser diagnosticado com H1N1. De acordo com o SBT, o empresário deu entrada no Hospital Albert Einstein para fazer exames que não poderiam ser feitos em casa. Ele estava afastado da televisão desde setembro de 2022, há dois anos.


Silvio Santos é considerado o maior comunicador brasileiro (Reprodução/SBT)

A cerimônia judaica

A pedido de Sílvio, seu enterro seguiu a tradição judaica, religião do apresentador. Isso significa que o enterro do corpo deve ocorrer rapidamente após a morte do indivíduo e deve contatar o Chevra Kadisha, um grupo de voluntários que faz os procedimentos funerários. O cadáver é envolvido por uma mortalha branca que simboliza a igualdade perante a morte independente da posição social do morto. Pelo mesmo motivo, o caixão deve ser simples tendo apenas a Estrela de Davi e as iniciais de Silvio. 


Família Abravanel dando o último adeus a Silvio Santos (Foto: reprodução/Brazil News)

O defunto também deverá estar vestido com roupas brancas, a Tachrichim, que representa a neutralidade que a alma se encontrará com Deus.  Depois da limpeza do corpo e das roupas, o caixão é colocado em contato com a terra e cada membro da família é convidado a jogar uma pá de terra. Após o enterro, o local onde o corpo foi enterrado é marcado com uma pedra onde depois será colocada uma lápide com informações em hebraico de nome, data de nascimento e morte.

O legado de Silvio Santos

Silvio deixa para trás o carinho de milhares de brasileiros. O consagrado maior comunicador do Brasil foi responsável por revolucionar o cenário televisivo nos anos 1980 com programas de auditório que caíram no gosto do público. Outra contribuição de Silvio foram os programas infantis. O apresentador nadou contra a corrente e sempre defendeu que as manhãs de seu canal deveriam ser para as crianças mesmo que se prejudicasse financeiramente. Ele também foi responsável por trazer programas mexicanos para o público brasileiro com as novelas e também com seriados como Chaves e o Chapolin Colorado.

Sair da versão mobile