Famosos comemoram a prisão de Hytalo Santos e seu marido Israel Vicente na grande São Paulo
Influenciador e criador de conteúdo digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos na manhã desta sexta-feira (15) na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo, durante uma operação policial decorrente de investigações do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ambos são suspeitos por […]
Influenciador e criador de conteúdo digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos na manhã desta sexta-feira (15) na cidade de Carapicuíba, na Grande São Paulo, durante uma operação policial decorrente de investigações do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ambos são suspeitos por exploração e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para redes sociais. Ação policial que resultou na prisão foi autorizada pela Justiça da Paraíba, que também expediu mandados de apreensão e busca
Investigação do Ministério Público
A investigação sobre Hytalo e Israel teve início após serem denunciados por exploração de menores, que intensificadas a partir do dia 6 de agosto, quando o youtuber Felca publicou um vídeo apontando suposta “adultização” de crianças e adolescentes nos materiais divulgados por Hytalo. O conteúdo publicado gerou ampla repercussão nas redes e motivou a abertura de uma ação civil pública pelo MPPB. A partir daí, foram aplicadas medidas cautelares e diligências foram autorizadas para apurar as denúncias e as circunstâncias das produções e a participação de todos os envolvidos.
O caso passou a repercutir e ocupar espaço no debate público, envolvendo não apenas órgãos de investigação, mas também personalidades com notoriedades nas redes sociais. O tema reacendeu discussões sobre os limites legais e éticos na participação de menores em produções e exposição de imagens nas plataformas digitais, especialmente diante amplitude do crescimento de canais e perfis que utilizam crianças como protagonistas para atrair público e aumentar a audiência.
Especialistas de direitos das crianças e do adolescente foram ouvidos por autoridades afirmam que a prática, quando feita de forma inadequada, pode configurar violação de direitos fundamentais, com riscos à integridade física e emocional das vítimas. Infringindo Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade dos indivíduos.
Hytalo Santos influenciador dgital desabafa com o público (vídeo: reprodução/instagram/@hytalosantos0oficial)
Prisão preventiva do influenciador
A atuação do influenciador digital Hytalo Santos e Israel Nata Vicente, assim como outros influenciadores na produção de conteúdos com menores tem sido alvo de atenção de órgãos de proteção à infância, que alertam para a necessidade de regulamentação mais rigorosa no ambiente virtual. Segundo autoridades do MPPB, investigações como esta são fundamentais para coibir práticas que possam expor crianças a riscos ou exploração com finalidade de obter vantagens, direta ou indireta, para fins de lucro ou engajamento digital com a audiência.
Com a prisão preventiva decretada, Hytalo Santos e Israel Nata Vicente devem permanecer à disposição da Justiça enquanto o inquérito segue em andamento para apuração. As autoridades ressaltam que as investigações ainda estão em curso e que novas informações poderão surgir à medida que a análise de materiais apreendidos for concluída. O caso continua sendo acompanhado de perto por órgãos de proteção à infância e adolescente e pela sociedade civil, que aguardam os próximos desdobramentos dos procedimentos judiciais.
