Luto no mundo da arte, o mais expoente artista da fotografia contemporânea, Sebastião Salgado, faleceu nesta sexta-feira (23). Seu legado apareceu em homenagens realizadas por artistas e celebridades de diversas esferas da sociedade brasileira que reagiram com consternação à notícia fatídica.
Assim sendo, Salgado que atuou por décadas como ativista por transformações sociais, deixa um enorme legado para o patrimônio da fotografia mundial através das causas humanitárias que defendia. E essa memória, esteve presente durante todo o dia com manifestações diversas de apreço e consideração ao artista mineiro reconhecido internacionalmente que nos deixa.
Nas redes sociais, celebridades demonstram consternação
A jornalista da Rede Globo, Sandra Annenberg, postou que recebeu a notícia “em estado de choque”. Para o autor de novelas e diversas obras na teledramaturgia brasileira, Walcyr Carrasco ressaltou que Salgado era um “narrador da humanidade”. Carrasco também disse que com suas câmeras e lentes nos mostrou “a beleza, a dor, a resistência dos povos ao redor do planeta”.
Luciano Huck postou que Sebastião Salgado nos ensinou o “olhar para o mundo com curiosidade e compaixão”. Ganhador do Oscar pelo Brasil em trilha sonora pelo filme “Rio”, Carlinhos Brown ressaltou que ele viu o mundo e foi visto pelo seu “olhar de sol”.
Autoridades à imprensa internacional: o peso da ausência de Sebastião Salgado
Hoje também, o presidente do Brasil, Luís Ignácio Lula da Silva, ressaltou o inconformismo de Salgado com as desigualdades do mundo. Bem como sua esposa e primeira-dama Janja disse que a partida dele representa uma “perda enorme para o Brasil e o mundo”.
Outrossim, nova manifestação de autoridade veio da Ministra de Estado de Cultura do Brasil, Margareth Menezes, que relembrou o relevante trabalho dele na Amazônia, junto de sua esposa Lélia Deluiz Wanick Salgado ao Instituto Terra.
Além disso, o brasileiro, célebre por sua vida e arte, também teve destaque na imprensa internacional. Assim, a notícia de sua morte repercutiu no jornal americano The New York Times, no britânico The Guardian, no espanhol El País, a agência de notícias internacionais Reuters e outros tantos outros periódicos que ressaltam seu legado e prestam homenagens.