A célebre atriz Fernanda Montenegro lamentou a morte do amigo e parceiro de carreira, Francisco Cuoco. O ator faleceu na última quinta-feira (19), causando grande tristeza entre amigo e fãs. Em sua conta do Instagram, a atriz falou sobre a carreira de Cuoco e das vezes em que se encontraram e puderam atuar juntos, gerando uma amizade entre eles.
Francisco Cuoco e Montenegro
Em seu texto, a atriz fala sobre a saudade que sente do momento de auge de suas vidas, o qual chama de “aurora”, relembrando a primeira vez que se conheceram e atuaram juntos, em 1958, quando Cuoco atuou pela primeira vez ao formar-se pela Escola de Arte Dramática (EAD), atual EAD da USP, na peça “A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso” de Guilherme Figueiredo.
Fernanda Montenegro homenageia Francisco Cuoco (Foto: Reprodução/Instagram/@fernandamontenegrooficial)
Sobre os trabalhos juntos, Montenegro relembra que trabalham em textos de inúmeros artistas, como Arthur Miller, Cervantes, Martins Pena, Molière, Nelson Rodrigues e Pirandello.
Para complementar a postagem, uma foto de sua atuação em “O Beijo no Asfalto”, de 1961, de Nelson Rodrigues.
A carreira de Cuoco
Com mais de 60 anos de atuação no teatro, cinema e televisão, Cuoco juntou-se ao Teatro dos Sete em 1959, grupo formado por Alfredo Souto de Almeida, Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Gianni Ratto, Ítalo Rossi, Luciana Petruccelli e Sérgio Britto.
Ainda no teatro, o ator iniciou sua carreira na televisão no programa “Grande Teatro Tupi”, que apresentava peças de teatro adaptadas para a televisão. A participação no programa ensinou muito para Francisco, conforme entrevista concedida ao Memória Globo, visto que era preciso interpretar a peça por extenso, na televisão ao vivo.
A aparição na primeira novela ocorreu em 1964, na TV Record, em “Marcados Pelo Amor”. Dois anos depois, participou de “Redenção”, da Excelsior, um sucesso da época. Em 1968 Regina Duarte tornou-se seu par em “Legião dos Esquecidos”, também da Excelsior.
Cuoco faleceu no Hospital Albert Einstein, às 14h54, devido falência múltipla dos órgãos. Seu funeral acontecerá nesta sexta-feira (20), das 07h às 15h no Funeral Home, com cerimônia aberta ao público. O enterro ocorrerá às 16h, fechado para amigos e familiares.