INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Celebridades

Fernanda Montenegro revela torcida inusitada no Oscar e outros detalhes 25 anos depois

Fernanda Montenegro relembra noite do Oscar de 1999 e torcidas inusitadas

Fernanda Montenegro revela torcida inusitada no Oscar e outros detalhes 25 anos depois
Foto destaque: A atriz Fernanda Montenegro (reprodução/Globoplay)

Já faz 25 anos da pior e mais dura derrota sofrida pelo povo brasileiro. O ano era 1999 e “Central do Brasil” concorria nas categorias de melhor filme estrangeiro e Fernanda Montenegro representava na categoria de melhor atriz. O longa saiu de mãos abanando naquela noite e, anos depois, a atriz compartilhou outros detalhes sobre a noite mais importante de sua vida.

O que aconteceu

O filme brasileiro perdeu na categoria que concorria, apesar de ter levado o Globo de Ouro naquele mesmo ano, e o prêmio acabou indo para o italiano “A Vida É Bela”. Mas o que marcou o brasileiro para sempre naquela noite foi a derrota de Fernanda Montenegro para a atriz Gwyneth Paltrow, que ficou conhecida como quem “roubou” o Oscar da nossa Fernandona. 


Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira em Central do Brasil
Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira em “Central do Brasil”
(Foto: reprodução/Europa Filmes)

Em entrevista ao Splash, do UOL, Fernanda Montenegro conta que não pensa naquela noite do Oscar com tristeza e só pensa nele como um momento importante e decisivo na sua carreira. 

“Foi e ainda é uma experiência bonita e importante. A concorrência, no que diz respeito a mim, como atriz latino-americana, era jupiteriana.”

Fernanda Montenegro

Fernanda ainda concorria naquela noite contra outras grandes atrizes como Cate Blanchett por “Elizabeth”, Meryl Streep por “Um Amor Verdadeiro”, Emily Watson por “Hilary e Jackie” e Gwyneth Paltrow por “Shakespeare Apaixonado”. 

Torcidas inusitadas

Além da reação confusa para a vitória de Paltrow vinda da própria Meryl Streep, Fernanda ainda revelou que recebeu a torcida do consagrado ator britânico Ian McKellen, que ficou encantado com a performance da brasileira. O ator, que concorria na categoria de melhor ator por “Deuses e Monstros” fez bem clara sua torcida, como conta Fernanda:

“O grande e celebrado ator inglês Ian McKellen, concorrendo ao Oscar nessa mesma premiação, chegou até mim e, sério, falou — ‘espero, sinceramente, que você ganhe o Oscar’. Respondi — ‘eu espero, também, que você ganhe’. Nós dois perdemos. Se esse referencial artístico, inglês, não levou, imagine!” 

Fernanda Montenegro

E McKellen não foi o único. Em 2020 a atriz Glenn Close relembrou durante entrevista o Oscar de 1999 e admitiu que não entendeu como a atriz brasileira não levou a estatueta naquele ano. “Me lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de Central do Brasil. Pensei: ‘O que?’. Não fez nenhum sentido” 



Já Vinícius de Oliveira, que estrelou “Central do Brasil” ao lado de Fernanda Montenegro, recorda da premiação com um tom mais amargo, principalmente quando se fala na derrota da atriz. 

O ator, na época com 14 anos, conta que perder na categoria de melhor filme estrangeiro não foi tão dolorido quanto a de melhor atriz. Vinícius diz que reconhece a vitória de “A Vida é Bela” e a importância daquela história, mas que nunca vai perdoar a derrota de Montenegro. 

“Já a Fernanda Montenegro? É duro perder para uma atriz fraca em um papel fraco. O papel da Fernanda no ‘Central do Brasil’ é algo extraordinário”

Vinícius de Oliveira

Apesar de tudo, Fernanda e Vinícius concordam que só de comparecer à cerimônia foi uma experiência marcante e que nenhuma derrota pode apagar tudo o que eles viveram naquela noite tão especial para o cinema brasileiro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 7 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...