Nesta quarta-feira (18), Fernanda Torres, 59, compartilhou no Instagram uma brincadeira sobre a semelhança com sua mãe, Fernanda Montenegro, 95. A atriz, indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por “Ainda Estou Aqui”, publicou um vídeo das duas no filme e fez uma enquete com seus seguidores sobre a razão da semelhança entre elas.
IA, maquiagem ou DNA?
Em seus Stories no Instagram, Fernanda Torres levantou uma divertida questão sobre a semelhança com sua mãe, Fernanda Montenegro. “IA, maquiagem ou DNA?”, escreveu a atriz, em inglês, propondo essas três opções como explicação para a forte semelhança entre elas.
Stories de Fernanda Torres sobre a semelhança com Fernanda Montenegro (Foto: reprodução/Instagram/@oficialfernandatorres)
Após a exibição de “Ainda Estou Aqui”, alguns espectadores internacionais chegaram a suspeitar que Fernanda Montenegro no final do filme fosse, na verdade, Fernanda Torres maquiada para parecer mais velha. A comparação entre as duas se deu especialmente por ambas interpretarem a mesma personagem, Eunice Paiva, no longa.
Indicação ao Globo de Ouro
Fernanda Torres celebrou em suas redes sociais a indicação ao Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz, pelo filme “Ainda Estou Aqui”. Essa indicação marca o retorno do Brasil à premiação após 20 anos. A última vez que uma produção brasileira foi indicada foi em 2005, com “Diários de Motocicleta”, também de Walter Salles.
Torres competirá pelo prêmio de Melhor Atriz contra grandes nomes do cinema, como Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee). O anúncio dos vencedores será feito durante a cerimônia do Globo de Ouro 2025, marcada para 5 de janeiro.
“Ainda Estou Aqui”, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, narra a trajetória de Eunice Paiva, que luta para que o Estado brasileiro reconheça a prisão, morte e tortura de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, pela ditadura militar em 1971. Fernanda Montenegro interpreta a personagem na velhice, com Alzheimer.
Além da indicação de Melhor Atriz, o longa também concorre ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e foi indicado a outros prêmios, como o Critics Choice Awards e o Goya.