Gilberto Gil faz publicação sobre morte de Preta: “Momento difícil”
Preta Gil morre aos 49 anos após luta contra câncer. Gilberto Gil se pronuncia nas redes sociais e diz que a família vive um momento difícil.
O Pai da cantora Preta Gil Gilberto Gil compartilhou neste domingo (20) a dor da perda da filha pela primeira vez aos 49 anos. A artista faleceu em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino, diagnosticado em 2022. Durante um breve comunicado o cantor e ex-ministro da Cultura afirmou que a família vive um “momento difícil” e que, em breve, divulgará os detalhes da despedida para todos os fãs e familiares se despedirem da cantora.
“Estamos atravessando um momento muito difícil.Em breve, informaremos sobre o velório e a cerimônia de despedida”, escreveu Gil, em seu perfil oficial.
A luta contra o câncer
Preta Gil tornou pública sua batalha contra o câncer em janeiro de 2022. Desde então, compartilhou sua rotina de exames, tratamentos, internações e também momentos de fé e esperança, aos poucos foi se tornando símbolo de coragem para milhares de pessoas que também enfrentam a doença. A Cantora enfrentou a luta contra o câncer com sinceridade e transparência, buscando conscientizar o público sobre a importância do autocuidado físico e metal.
Durante esse período, Preta precisou se afastar de compromissos profissionais, mas em suas redes sociais nunca deixou de se comunicar com seus fãs e de valorizar a vida de fazer post de esperança e conselhos que tudo na vida é possível vencer. Mesmo nos momentos mais delicados, lá estava levando amor aos fãs e familiares.

Dia do Amigo
A morte de Preta Gil coincidiu com o Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho. Durante toda a batalha contra o câncer a cantora compartilhava a sua rede de apoio aços profundos com amigos e familiares, sempre rodeada dos amigos. A amizade foi um dos pilares que sustentou sua luta e, também, um dos legados que sua luta deixou a amizade é tudo.
Segundo os amigos Preta Gil era luz “Preta fazia questão de cultivar e retribuir o amor das pessoas ao seu redor. Ela era luz nos encontros e presença constante na vida de quem amava”, declarou um dos amigos próximos, em homenagem publicada nas redes.
Nos últimos anos, Preta esteve à frente do bloco “Bloco da Preta”, um dos maiores do carnaval carioca, e participou de campanhas sociais e políticas. Sua autenticidade, alegria e força de espírito a transformaram em uma figura admirada por diferentes gerações no Brasil e no mundo.
Preta Gil deixa um legado que vai muito além da música. Sua voz continuará ecoando em sua arte, em suas lutas e na memória afetiva de todos que conviveram com ela seja pessoalmente, seja por meio da tela. Sua despedida, ainda não foi divulgado os principais detalhe será comunicada oficialmente nos próximos dias e pelo seu legado arrastará multidões de pessoas que expressaram sua gratidão e amor a eterna Preta Gil.
