Nesta segunda-feira (24), a atriz e modelo Giovanna Ewbank utilizou o Instagram para alertar seus seguidores sobre um vídeo falso que estava circulando na internet com a sua imagem. No conteúdo manipulado por inteligência artificial, a modelo fazia publicidade de um procedimento estético.
No seu pronunciamento, Ewbank ressaltou que não havia dito nada que estava no vídeo e informou que não era a primeira vez que ela era vítima desse golpe.
“Por mais que pareça, galera, não sou eu. É inteligência artificial. Essa não é a primeira vez que isso acontece comigo, já aconteceram diversas outras vezes. Não sou a primeira e nem a última que vai passar por isso, infelizmente”
Giovanna.
A modelo salientou a importância de pesquisar informações sobre a empresa que está divulgando produtos na internet e também verificar se a mercadoria está sendo comercializada em redes seguras.
Giovanna Ewbank alertando sobre golpe (Vídeo: reprodução/Instagram/@gioewbank)
Deep fakes
Além de Giovanna Ewbank, muitas celebridades também foram vítimas de deep fakes, técnica que consiste em criar vídeos e áudios falsos que simulam a aparência ou voz de pessoas reais, para promover produtos inexistentes ou jogos de azar.
O apresentador Pedro Bial, por exemplo, teve que se pronunciar nas redes sociais após um suposto vídeo seu divulgando remédio para calvície viralizar. Na ocasião, o jornalista informou que tentou denunciar o vídeo nos canais do Meta, mas não obteve respostas.
O Marcos Mion também foi uma das vítimas famosas do deep fake. No conteúdo gerado por inteligência artificial, o apresentador divulgava a cura para o autismo.
Apesar dos inúmeros problemas, no Brasil, o uso de IA ainda não foi regulamentado.
Giovanna defende sua filha
Recentemente, Giovanna Ewbank foi a redes sociais para defender sua filha Titi, de 11 anos, após críticas relacionadas às tranças da jovem. Internautas comentaram que Giovanna deveria procurar outra trancista para filha, já que suas tranças estavam muito folgadas.
A modelo explicou que o cabelo de Titi era tratado por profissionais confiáveis tanto no Rio de Janeiro, como em São Paulo e que sua filha não gostava de tranças apertadas.